Você está aqui: Página Inicial > Conhecimento Científico > Memória Institucional

Memória Institucional

Histórico


A Memória Institucional foi criada pela portaria n. 45, de 05 de março de 2015. Ela é composta por um acervo documental que registra a história da Escola, tal como fotografias, microfilmes, livros de ouro, as Revistas da ESG, os Cadernos de Estudos Estratégicos e os livros editados pela Escola até o momento atual, além de parte da produção dos estagiários da ESG, contabilizando 7.455 documentos – entre eles Monografias, Trabalhos de Grupo, conferências,etc., que datam de 1950 até a década de 1990.

Em cumprimento à Lei de Acesso à Informação (LAI) 12.527/2011 a documentação, até então restrita, passou pela avaliação de uma Comissão de Análise realizada no ano de 2014 que resultou na desclassificação de 6.936 itens, disponibilizados ao público a partir de então. Esses títulos serão catalogados e deverão ser integrados aos demais títulos da Biblioteca em breve. Sendo assim, 519 documentos permanecem como reservados, o que representa apenas 7% do total.

A Sala de Memória – criada em 30 de novembro de 2009 a partir dos esforços do Cel R/1 Montenegro em preservar documentos e mobiliários que fizeram parte da história da Escola – foi incorporada à Memória Institucional em 2016. Desde então as visitas ao espaço passam a ser agendadas internamente e também por telefone.

À recém criada Memória Institucional foi incorporada a Sala de Memória, que mediante agendamento recebe visitantes para refletir de forma crítica sobre a História da Escola Superior de Guerra e a contribuição desta instituição para o Brasil.