Você está aqui: Página Inicial > Estudos Estratégicos > Instituições

Instituições

 Instituições Públicas Nacionais


 Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG)

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), instituída pela lei 5.717 de 26 de outubro de 1971, é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, que tem como objetivos básicos, dentre outros:

  • realizar e promover atividades culturais e pedagógicas no campo das relações internacionais e da história diplomática do Brasil; e
  • contribuir para a formação no Brasil de uma opinião pública sensível aos problemas da convivência internacional.

A FUNAG conta com duas unidades: o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) e o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD).

Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI)

Fundado em setembro de 1987, o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) é um órgão da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O IPRI trabalha para a ampliação e o aprofundamento dos canais de diálogo entre o Ministério das Relações Exteriores e a comunidade acadêmica sobre temas de interesse para a política externa brasileira.
Informações: 

 

Instituto Brasileiro de Estudos de Defesa – Instituto Pandiá Calógeras (IPC)

O IPC é um centro de pesquisas que presta direta assessoria ao Ministro de Defesa do Brasil.
Sua missão é produzir análises, promover o diálogo e estimular a produção de conhecimento sobre tema de interesse da defesa nacional.
Ao fazê-lo, o Instituto também contribui para adensar a relação entre civis e militares de maneira permanente e estruturada.

 Instituições Públicas Internacionais

 

Academia Nacional de Estudios Políticos y Estratégicos – Ministerio de Defensa Nacional (ANEPE) – Chile

A Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos (ANEPE) é uma instituição de Estado-Maior dependente do Ministério da Educação Nacional de Defesa. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando aumentar o conhecimento do pessoal de defesa e de segurança das Forças Armadas, das Forças da Ordem e Segurança Pública, Administração Estatal e do setor privado, constituindo ao mesmo tempo um ponto de encontro da sociedade chilena entre o mundo civil e do mundo militar em torno destas questões.

Centro de Estudos Estratégicos de Defesa do Conselho de Defesa Sul-Americano (CEED/CDS) – UNASUL

O propósito do CEED-CDS é contribuir para a consolidação dos princípios e objetivos estabelecidos no Estatuto do CDS, a partir da geração de conhecimento e difusão de um pensamento estratégico sul-americano em matéria de defesa e segurança regional e internacional, sempre por iniciativa do CDS.
Nesse contexto, o CEED-CDS tem por finalidade avançar na definição e identificação dos interesses regionais, concebidos como o conjunto dos fatores comuns, compatíveis e/ou complementares do interesse nacional dos países da UNASUL.

Instituto Espanhol de Estudos Estratégicos (IEEE) – Espanha

O IEEE foi criado em 1970 no âmbito do Centro de Estudos Avançados de Defesa Nacional (CESEDEN) com a missão de realizar estudos de natureza estratégica, sociológica, aplicação militar e polemológicos e ajudar a promover a consciência nacional de defesa.

Instituto da Defesa Nacional (IDN) – Portugal

O IDN é um serviço central da administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa e dispõe de autonomia científica e pedagógica e tem como missão principal o apoio à formulação do pensamento estratégico nacional, assegurando o estudo, a investigação e a divulgação das questões de segurança e defesa.
 

Associação dos Colégios de Defesa Ibero americanos (ACDIA)

Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americanos constitui-se como um mecanismo de contato permanente entre os diferentes Colégios de Defesa, no âmbito acadêmico, com a finalidade de promover o intercâmbio permanente de experiências e debates sobre uma cultura e pensamento próprios no campo dos estudos para a Paz, a Defesa e a Segurança Internacionais, que sirva adicionalmente como vínculo para estreitar os laços de amizade, cooperação e de criação progressiva de uma cultura de segurança e defesa da Comunidade Ibero-Americana.

Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais - IPRI

Fundado em 1987, o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) é um órgão da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), e tem por finalidade: desenvolver e divulgar estudos e pesquisas sobre temas atinentes às relações internacionais; promover a coleta e a sistematização de documentos relativos a seu campo de atuação; fomentar o intercâmbio científico com instituições congêneres nacionais e estrangeiras; realizar cursos, conferências, seminários e congressos na área de relações internacionais.