ESG
Escola Superior de Guerra

Sobre o Laboratório

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE SOCIEDADE E DEFESA - LABSDEF

labsdef

 Laboratório de pesquisa consiste em um grupo de pesquisadores, podendo participar alunos de pós-graduação (preferencialmente) dedicados aos estudos e pesquisas com que estejam envolvidos, sejam suas dissertações, teses, artigos, atividades acadêmicas ou de seu interesse. O objetivo do laboratório é, especialmente, motivar, divulgar, concentrar, possibilitar contatos entre pesquisadores e estímulo à criatividade e à pesquisa científica.

O uso de laboratório expandiu-se nos últimos tempos. Laboratório de estudos, de pesquisa, de gerenciamento, de acompanhamento, e assim por diante. Em atendimento às necessidades de fontes específicas sobre certo fenômeno, pode-se dizer que um laboratório é um organismo que se propõe a acompanhar fatos, atividades e processos ocorridos em instituições, países, grupos e segmentos da sociedade. No contexto acadêmico, essa expressão ganhou espaço na denominação de grupos de pesquisa dedicados ao acompanhamento, à observação, à análise e ao diagnóstico de fenômenos para a produção de documentos que apresentem resultados que venham atender aos objetivos propostos ao uso do laboratório.

O mundo moderno pode ser visto como um grande laboratório de assuntos políticos e sociais. As transformações pós-guerra fria têm afetado a todos. Elementos novos e não esperados têm protagonizado a época atual. No Oriente Médio, na Ásia, na Europa e nas Américas o mundo não é o mesmo. A paz parece distante e em algumas regiões parece impossível. O mundo vive uma abrangente instabilidade política e social em que a guerra localizada se faz presente e todos se sentem ameaçados e inseguros. Ideologias antigas agora adaptadas à nova realidade passam a se instalar em vários governos. Migrações constantes, motivada por conflitos de ordem cultural, religiosa, política, ideológica, entre outras, preocupam os países que recebem as massas de seres humanos, vítimas do que não participam, nem desejam para seus países.

Por isso, a criação do LABSDEF, conforme o Boletim Interno nº 60, de 27 de agosto de 2015, da Escola Superior de Guerra, ocupa espaço no contexto acadêmico e de pesquisa, no que se refere a estudos sobre a Sociedade e Defesa no mundo contemporâneo.

Pela natureza, abrangência e poder de articulação e integração, o LABSDEF além de atender às necessidades das pesquisas sobre Sociedade e Defesa, tem como finalidade o apoio às pesquisas desenvolvidas na ESG, pelo seu corpo docente e discente, assim como o estímulo à construção de uma mentalidade de pesquisa.

O LABSDEF disponibilizará os resultados de seus estudos, fundamentados em referencial teórico-metodológico específico, cumprindo assim, função importante na ESG, como um recurso à disposição dos docentes, dos discentes e do público em geral. Para os docentes, o acompanhamento e a avaliação de fenômenos estudados no laboratório poderão produzir subsídios que permitam atender às necessidades de apoio à pesquisa e orientação aos estagiários. Dessa forma, a ESG passa a ter novas e seguras possibilidades para ampliar e estreitar suas relações acadêmicas, bem como aprimorar os interesses comuns por meio de pesquisas.

O LABSDEF pretende, ainda, ser um espaço destinado ao estudo, à pesquisa, à análise e ao acompanhamento de eventos políticos, nos planos doméstico e internacional, dos países de interesse da pesquisa. Nesse sentido, suas principais atividades envolvem coleta e sistematização de informações sobre processos políticos, elaboração de análises de aspectos e problemas das conjunturas domésticas e internacionais da área.

Com relação às suas atividades, o LABSDEF tem como área de atuação temas pertinente à Sociedade e Defesa, por ser de interesse da ESG e, também, do meio acadêmico. Por essa razão, a CAPES, em parceria com o Ministério da Defesa tem patrocinado projetos de pesquisa sobre esse tema. Um deles denominado Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional. Nesse contexto, a ESG, em parceria com a UFF, desenvolveu atividades no projeto lançado pelo Edital Pró-Defesa 1/2008, com o projeto Sistema Brasileiro de Defesa e Segurança - SISDEBRÁS.

O LABSDEF em fase de maior amadurecimento poderá se especializar em setores específicos de suas áreas de concentração.

Assim sendo, o Laboratório pretende atender às necessidades de estudo e à pesquisa da ESG, de seus membros, bem como solicitações do Ministério da Defesa ou de outras instituições que necessitem de apoio às pesquisas desenvolvidas.

Coordenador:

Nome: Jorge Calvario dos Santos
Endereço: Avenida João Luis s/n. Fortaleza de São João. Urca. Rio de Janeiro. R J – CEP 22291-090.
Telefone: (21) 3545 9920 3545 9916 3545 9919 E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Formação acadêmica:
Graduação: Matemática (Informática)
IES: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrado: Engenharia de Produção
Doutorado: Engenharia de Produção
IES: COPPE/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Pós-Doutorado: Estudos Estratégicos
IES: INEST/UFF – Universidade Federal Fluminense
Experiência anterior em trabalhos de pesquisa: projetos de pesquisa na ESG, UFRJ e UNIBENNETT.

Coordenadora adjunta:

Nome: Rejane Pinto Costa
Endereço: Avenida João Luis s/n. Fortaleza de São João. Urca. Rio de Janeiro. R J – CEP 22291-090.
Telefone: (21) 3545 9916 3545 9920 3545 9919 E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Formação acadêmica:
Graduação: Letras (Inglês e Português)
IES: Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrado: Educação (multiculturalismo e língua inglesa)
Doutorado: Educação (multiculturalismo e operações de paz)
Pós-doutorado: Educação (multiculturalismo e estudos para a paz)
IES: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Experiência anterior em trabalhos de pesquisa: ECEME/IMM e UFRJ