ESG
Escola Superior de Guerra

Sobre o Laboratório

CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS (CEE)
LABORATÓRIO DE SEGURANÇA INTERNACIONAL E DEFESA NACIONAL (LABSDEN)

labsdenObjetivo Geral
O Laboratório de Segurança Internacional e Defesa Nacional (LABSDEN), da Escola Superior de Guerra (ESG), tem como objetivo realizar estudos qualitativos e quantitativos sobre segurança internacional e defesa nacional, gerando conhecimentos necessários à formação de especialistas civis e militares em assuntos de defesa, conforme preconiza a Estratégia Nacional de Defesa. O Laboratório também contribui para a missão da ESG de desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela também incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento.

Objetivos Específicos
A produção acadêmico-científica é a principal tarefa do LABSDEN. Dessa maneira, os estudos praticados servirão de base para a produção de artigos científicos sobre Defesa a serem publicados em revistas especializadas. O Laboratório também busca a geração de conhecimentos que irão influenciar os formuladores de políticas públicas de Defesa. Nesse contexto, o LABSDEN colabora com o esforço da ESG em ser reconhecida como um Think Tank.

Justificativa
As atividades do Laboratório de Segurança Internacional e Defesa Nacional justificam-se pela necessidade do Estado brasileiro de formar especialistas civis em assuntos de defesa assim como conscientizar a sociedade brasileira da importância dos assuntos de defesa do País.

Metodologia
Os trabalhos no Laboratório serão desenvolvidos através de reuniões periódicas dos grupos de acordo com os respectivos temas de interesse e disponibilidade dos pesquisadores. Estas reuniões discutirão textos e projetos de produção de conhecimento científico. A pesquisa será feita através de consulta e sistematização das fontes primárias, levantamento bibliográfico das fontes secundárias, pesquisas em arquivos públicos, institucionais e privados, os quais serão secundados por ampla pesquisa hemerográfica, em editoriais e artigos assinados e difundidos em diários e revistas de expressão nacional e internacional.

Coordenação

Luis Manuel Costa Mendez
Pedro Fonseca Junior - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tatiana Polycarpo Torres dos Santos - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Kathleen Vieira - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.