ESG
Escola Superior de Guerra

Ministro de Estado da Defesa Preside Cerimônia De Passagem de Comando da ESG

No dia 04 de abril de 2017, o Ministro de Estado da Defesa, Raul Belens Jungmann Pinto, presidiu a solenidade de Passagem de Comando da Escola Superior de Guerra (ESG), exercido pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho desde abril de 2015, ao General de Exército Décio Luis Schons.

As solenidades tiveram início com a inauguração do retrato do Brigadeiro Rodrigues Filho na Galeria de Retratos dos Antigos Comandantes da ESG, localizada no Salão de Honra da Escola. Na sequência, ocorreu a Solenidade Passagem de Comando e, ao término, os militares e civis da Escola despediram-se do ex-Comandante que deixou o Serviço Ativo da Aeronáutica após 46 anos dedicados à Força. Ainda, em homenagem ao Brigadeiro, anteriormente a Base Aérea do Galeão sediou sua Cerimônia Militar de Despedida do Serviço Ativo.

O Ministro Raul Jungmann, destacou a experiência profissional do Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho, bem como sua atuação no Comando da ESG e, deu boas vindas ao General Schons que assume o Comando da Escola Superior de Guerra após se afastar de sua função anterior como Comandante da 2ª Divisão de Exército em São Paulo. O Ministro fez questão de exaltar a inestimável contribuição da Escola no pensamento Geopolítico do Brasil, visto que nossas riquezas naturais também possuem um grande fator de cobiça no cenário global.

Prestigiaram o evento o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; o Comandante da Aeronáutica, Tenente- Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, General de Exército R1, Joaquim Silva e Luna; e demais autoridades.