ESG
Escola Superior de Guerra

Doutor Hélio Costa Profere Palestra na ESG

Doutor Hélio Costa
Profere Palestra na ESG

A Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu, no dia 06 de abril de 2017, o Professor Doutor Hélio R. Costa, que proferiu uma palestra sobre Gestão de Riscos e Governança para o efetivo da ESG e representantes designados por outras organizações militares da área do Rio de Janeiro.

A iniciativa da ESG teve por objetivo a capacitação dos integrantes da Escola para o cumprimento da demanda oriunda da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01, de 10MAI2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.

Dono de um vasto currículo que inclui pós-doutorado em gerenciamento de Riscos Corporativos na UQAM/Montreal, o conferencista discorreu sobre o gerenciamento de riscos corporativos, tema que, segundo ele próprio, é vital para a sobrevivência das corporações. O convidado iniciou sua apresentação a partir da apresentação dos conceitos que envolvem o tema, explicando todos os componentes dos riscos.

Com uma abordagem dinâmica, o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Ibmec e da Fundação Dom Cabral classificou os tipos de riscos e suas origens mais comuns; falou sobre ameaças e oportunidades inerentes aos riscos; citou a teoria de Triângulo Cora, de autoria de Grant Avery, e comentou as características das publicações Coso e Iso 31000.

O Doutor Hélio Costa detalhou os principais mecanismos utilizados para medição, prevenção e resposta aos riscos; expôs as diferentes abrangências das consequências dos riscos equivocadamente assumidos; e finalizou demonstrando a necessidade da correta Governança de Riscos.

Ao término, o Chefe da Assessoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (APLOG), Brigadeiro do Ar R/1 Jaime Glacir Taranto, agradeceu em nome da ESG ao palestrante por sua importante contribuição para a continuidade dos trabalhos relativos ao tema.