ESG
Escola Superior de Guerra

Aconteceu em Maio

No mês de maio, a Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu diversas atividades: por intermédio do Centro de Estudos Estratégicos (CEE), uma Mesa Redonda, um Colóquio e uma videoconferência; prestigiou a solenidade alusiva ao Dia da Vitória; proporcionou aos estagiários da Escola visitas a instituições de interesse de cada curso; recebeu representantes do setor de infraestrutura nacional para apresentação dos trabalhos do Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN); e participou, com um estudo de caso, do XI Encontro Regional Nordeste de História Oral.

O Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, representou a Escola na solenidade cívico-militar alusiva ao Dia da Vitória, que celebra o aniversário do término da Segunda Guerra Mundial. Durante a solenidade, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, foram agraciados, com a Medalha da Vitória, 97 personalidades civis e militares, entre elas, o Assistente da Aeronáutica na ESG, Brigadeiro Intendente José Jorge de Medeiros Garcia.

Sob a responsabilidade do CEE, foi promovida no dia 8 do mês, a Mesa Redonda "Geopolítica da Ordem Mundial" que contou com a participação do Professor argentino Doutor Miguel Angel Barrios e do Analista Geopolítico Carlos Alberto Pereyra Mele. No evento, compareceram o Doutor Mario Ramón Duarte, o Professor Doutor Helid Raphael de Carvalho, pesquisador associado da Universidade Federal Fluminense, além de integrantes do CEE e do Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas (IDOC).

Os estagiários do Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN) apresentaram, no dia 9 de maio, os trabalhos realizados sobre o Método de Planejamento da ESG com ênfase na infraestrutura nacional. Na ocasião estavam presentes o Coordenador da Câmara de Logística Integrada (CLI) da Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB), Professor Jovelino de Gomes Pires; a Professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mônica Romero; o presidente da A@P Consultoria, Administrador Arthur Pimentel; e o ex-Diretor da Comissão de Portos, atualmente Consultor de Assuntos Portuários, Engenheiro João Emilio Freire Filho. Os convidados, cientes dos óbices logísticos nacionais, diante das soluções apresentadas durante a exposição, puderam perceber suas adequabilidades e objetividades no trato da temática exposta pelos estagiários.

No dia 10 de maio, os estagiários do CLMN visitaram o Centro de Inventário da Marinha e, no dia 31, o Porto do Rio de Janeiro; no dia 17, o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) conheceu o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (BOPE) e, no dia 31, a Escola Naval; no dia 19, o Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) percorreu as instalações do Centro de Pesquisas e Desenvolvimentos (CENPES) da Petrobras.

Já no dia 11, o CEE apoiou a realização de uma videoconferência promovida pelo Centro de Estudos Estratégicos de Defesa da UNASUL (CEED-UNASUL), a partir de Caracas, na Venezuela, sobre o tema "Secas e Incêndios Florestais". No contexto da elaboração do "Atlas Sul-americano de Mapas de Riscos e Desastres Ocasionados por Fenômenos Naturais", o evento contou com a participação do Chefe do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) do Serviço Geológico do Brasil, geólogo Jorge Pimentel.

Entre os dias 9 e 12 de maio, a Primeiro-Tenente Luiza das Neves Gomes participou do XI Encontro Regional Nordeste de História Oral, organizado pela Universidade Federal do Ceará. Na ocasião, a Oficial apresentou o trabalho intitulado "Memória Institucional e a História oral: um estudo de caso da Escola Superior de Guerra", realizado em conjunto com a Primeiro-Tenente Jamylle de Almeida Ferreira.