ESG
Escola Superior de Guerra

11 de junho - Data Magna da Marinha

Nos dias 06 e 07 de junho, a Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu eventos alusivos aos 152° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data Magna da Marinha do Brasil, festejada anualmente em 11 de junho.

A Escola programou diversas atividades, como um passeio marítimo na Baía de Guanabara rumo à Ilha Fiscal; a solenidade militar com o hasteamento do Pavilhão Nacional; a reinauguração da Ponte de Atracação Almirante Benjamin Sodré; uma palestra sobre o Poder Naval; e uma exposição de materiais e sistemas de emprego militar de diversas Organizações Militares.

Na primeira atividade, no dia 06, uma comitiva formada pelos estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) e demais integrantes da Instituição participou do passeio marítimo à Ilha Fiscal, atração turística e parte integrante do Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), onde aconteceu o último Baile do Império.

Já no dia 07, a solenidade militar de hasteamento do Pavilhão Nacional, realizada conforme o estabelecido pelo Cerimonial da Marinha, proporcionou aos presentes conhecer a sequência de atos que compõem o tradicional rito celebrado diariamente em todas as Organizações Militares da Força, seja em terra ou no mar. Na ocasião, leu-se a Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, alusivo à data. Ainda em reverência aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, foram içados dois dos sinais utilizados para transmitir ordens aos navios durante a batalha, os "Sinais de Barroso": "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever" e "Sustentar o fogo que a vitória é nossa". Para encerrar a cerimônia foram impostas pelo Subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, as Medalhas do Mérito Militar aos militares da ESG agraciados. Ao término da solenidade, o Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, agradeceu a presença de todos e destacou a resiliência e a coragem do Almirante Barroso e seus comandados em 1865.

Em seguida, reinaugurou-se a Ponte de Atracação Almirante Benjamin Sodré, fundador e primeiro presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Logo após, o Assistente Militar da Marinha na ESG, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, proferiu uma palestra sobre Poder Naval.

Para ilustrar o evento, uma exposição no saguão do Edifício Marechal Juarez Távora para apresentar ao público os materiais e sistemas de emprego militar. E, na área externa, duas motocicletas e uma viatura blindada especial, PIRANHA, utilizada pelos Fuzileiros Navais para transporte de pessoal em operações terrestres, despertaram o interesse dos integrantes da Escola Superior de Guerra.