ESG
Escola Superior de Guerra

Aconteceu em Julho

No mês de julho, destacam-se os seguintes eventos promovidos por integrantes da Escola Superior de Guerra (ESG): organização de um Colóquio; publicação de uma entrevista à Revista Diálogo; visita a Escola de Comando e Estado-Maior do Exercito (ECEME); e encerramento da Campanha do Agasalho de 2017.

Por intermédio do Centro de Estudos Estratégicos da Escola (CEE) foi promovido, no dia 19, o Colóquio sobre o tema "O Conceito de Defesa na Versão de Nações Sul Americanas". Apresentado pelo Coronel Ricardo Rodrigues Freire, o encontro contou com a presença dos integrantes da ESG, do Laboratório de Segurança Internacional e Defesa Nacional (LABSDEN) e do Laboratório de Estudos de Sociedade e Defesa (LABSDEF).

]Ainda no dia 19, o Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, visitou a ECEME. Na ocasião, o Comandante da ECEME, General de Brigada Richard Fernandez Nunes, apresentou os principais aspectos da Escola e forneceu informações sobre a estruturação dos diversos cursos ministrados na unidade. O General de Divisão André Luís Novaes Miranda, Diretor de Educação Superior Militar, acompanhou as atividades desenvolvidas, trazendo a visão da Diretoria de Ensino Superior Militar (DESMil) aos assuntos discutidos durante a visita.
A revista Diálogo Digital Military Magazine publicou uma entrevista concedida pelo Assessor de Pós-Graduação da Coordenadoria Geral de Pós-Graduação da ESG, Contra-Almirante Antonio Ruy de Almeida Silva. O tema do encontro foi a inclusão da defesa nacional no rol das ciências estudadas no Brasil por meio da assinatura da homologação do parecer do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Superior nº 147 de 2017, realizada em abril, pelo Ministro de Estado da Educação, José Bezerra Mendonça Filho, na Escola. Para ler a matéria na integra, acesse: https://dialogo-americas.com/pt/articles/brazilian-national-defense-sector-gains-more-ground-world-academia


A Campanha do Agasalho, promovida durante os meses de junho e julho de 2017, arrecadou cobertores e agasalhos destinados à população desfavorecida. A iniciativa contou com a parceria do Padre Pedro Paulo, estagiário do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2017), que recebeu os donativos que serão distribuídos aos necessitados assistidos por sua Paróquia.