ESG
Escola Superior de Guerra

Encerramento do Curso Superior de Defesa

O Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), General de Exército Décio Luis Schons, presidiu, no dia 31 de agosto, a solenidade de encerramento e diplomação do Curso Superior de Defesa (CSD 2017), do qual fazem parte os estagiários desta Instituição de Ensino, os alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Guerra Naval (EGN).

Em seu discurso, o General Schons parabenizou os formandos pela conclusão do Curso, e enfatizou a importância do trabalho de cooperação realizado pelas Escolas participantes.

Prestigiaram a solenidade, o Diretor do CSD, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço; Diretor da Escola de Guerra Naval, Contra-Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes; o Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, General de Brigada Richard Fernandez Nunes, e integrantes do Comando e do Corpo Permanente e Administrativo da Escola.

O CSD

O Curso Superior de Defesa de 2017 é composto por 184 integrantes, dentre os quais civis de órgãos governamentais de diferentes regiões do país, militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares estaduais, além de militares de Nações Amigas. O Curso destina-se a preparar seus integrantes para o exercício de funções de assessoramento de alto-nível, que envolva assuntos de defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa (MD), como nos demais órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional, promovendo a interação entre os integrantes dos Cursos de Altos Estudos realizados pelas Forças Armadas e pela ESG.