ESG
Escola Superior de Guerra

Encerramento do CGERD 2017

Em 01 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), ocorreu a solenidade de encerramento e diplomação do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD 2017).

A mesa de honra foi composta pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos; pelo Comandante do COMGAP, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury; pelo Comandante da Escola Superior de Guerra, General de Exército Décio Luís Schons; pelo Diretor Executivo de Gestão da FIESP, General de Exército Antonio Gabriel Esper; pelo Assessor de Relações Institucionais da FIESP, Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; pelo Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro; pelo Comandante da 2º Divisão de Exército, General de Divisão Eduardo Diniz; pelo Comandante da 2º Região Militar, General de Divisão Adalmir Manoel Domingos e pelo Diretor do Curso Gestão de Recursos de Defesa, General de Brigada João Batista Bezerra Leonel Filho.

Após o canto do Hino Nacional, o orador da Turma, Major Infantaria Eduardo Mendonça Dubugras, apresentou os agradecimentos em nome dos formandos. Na sequência, foram realizados a entrega dos diplomas, a aposição dos distintivos do Curso e o descerramento de uma placa comemorativa.

O representante da turma, Engenheiro Marcus Vinicius Benjamin Martins, realizou a inauguração da placa comemorativa. Na sequência, o Diretor Titular do COMDEFESA, Carlos Erane de Aguiar e o Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, deram por finalizada a cerimônia de encerramento do Curso.

Sobre o CGERD
Voltado a civis e militares, o CGERD aborda conceitos de defesa no Estado moderno e de processos de gestão de recursos de defesa no âmbito da administração pública e privada. Os temas tratados no curso foram: Poder Nacional; Relações Internacionais; Políticas e Gestão de Recursos Públicos.