ESG
Escola Superior de Guerra

Lançamento do livro Geopolítico Mundial e do Brasil no Século XXI

No dia 28 de novembro, ocorreu no Salão Nobre da Escola Superior de Guerra (ESG) a cerimônia de lançamento do livro "Geopolítica Mundial e do Brasil no século XXI" de autoria do General de Divisão Carlos Patrício Freitas Pereira. A referida obra aborda reflexões sobre assuntos do interesse de todos aqueles que questionam quanto ao futuro do Brasil no contexto regional e global.

Estiveram presentes na cerimônia o Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons; o Subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo; companheiros do autor das turmas do Curso de Estado-Maior e Comando das Forças Armadas (1982) e do Curso Superior de Guerra (1983); além de integrantes dos Corpos permanente e administrativo da Escola, e familiares do General. Cumpre ressaltar que o General Freitas comandou a ESG em 1999, ano do cinquentenário deste estabelecimento de ensino.

Na oportunidade, o General Freitas ressaltou o orgulho e a alegria de estar na ESG com seus velhos companheiros, sua família e todo o efetivo da Escola. Ele destacou que sua obra foi uma contribuição para salientar a importância do Brasil no contexto mundial. O General também mencionou que para elaborar o livro, utilizou o método de Planejamento Estratégico da ESG.

Após o encerramento da cerimônia, o Comandante da ESG fez uso da palavra enaltecendo a presença de um antigo Comandante da ESG e a qualidade do livro lançado pelo mesmo. O evento foi finalizado com uma sessão de autógrafos, onde os presentes participaram de agradáveis debates junto ao General Freitas.