ESG
Escola Superior de Guerra

Cerimônia de Diplomação e Encerramento do CAEPE 2017

Cerimônia de Diplomação e Encerramento do CAEPE 2017

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro ocorreram, respectivamente, as solenidades, de diplomação e encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG).

A cerimônia de diplomação aconteceu no auditório Professor Oliveira Junior da ESG e foi presidida pelo Comandante da Escola, General de Exército Décio Luís Schons. Durante o evento, foram entregues os diplomas e os certificados de conclusão do curso aos concluintes da turma "Ordem e Progresso'' pelos componentes da mesa de honra.

Em prosseguimento, o Capitain de Navio Ruben Carlos Stroppiana, da Armada da República Argentina, após fazer uso da palavra, juntamente com o Coronel de Artilharia do Exército do Paquistão, Zahid Mehmood Awan, e o General de Exército Schons descerraram a placa que materializou o agradecimento dos Estagiários das Nações Amigas à ESG.

Antes de concluir a cerimônia, a servidora civil da Marinha do Brasil, Vitória Monzani Manieri Piedade, discorreu sobre a obra da Patronesse da Turma, Professora Therezinha de Castro e acompanhada do Comandante da ESG, inaugurou o retrato da Professora homenageada.

A solenidade de encerramento da Turma "Ordem e Progresso" ocorreu no auditório Duque de Caxias, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). A mesa de honra foi composta pelo Comandante da ESG; pelo Subcomandante, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo; pelo Assistente Militar do Exército, General de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho; e pelo Diretor do CAEPE 2017, Contra-Almirante Gilberto Cesar Lourenço.

Após a abertura do evento, pelo Comandante da Escola, o Coronel Aviador Claudio Evangelista Cardoso, Orador da Turma, falou em nome dos estagiários destacando a convivência fraterna e os laços de amizade feitos durante o curso. E, para finalizar ressaltou o maior objetivo da Turma, ou seja, o desejo de um País melhor.

Dando continuidade à cerimônia, as madrinhas e os padrinhos entregaram aos formandos o distintivo do Curso, e o General de Exército Schons e o General de Divisão Teixeira, concluinte de maior precedência, inauguraram a placa da Turma 'Ordem e Progresso".

Antes de encerrar, o Comandante da ESG, após saudar todos os presentes, salientou a missão da ESG desde a sua criação, evidenciando a importância da Escola no estímulo à inovação ao trabalho em equipe, e asseverou "a casa onde se pensa o Brasil, para melhor entendê-lo e servi-lo."

Prestigiaram a solenidade de encerramento do CAEPE 2017, o General de Exército Armando de Moraes Âncora Filho; o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica e antigo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; o Presidente da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Professor Gustavo Alberto Trompovisky Heck; demais oficias generais das Forças Singulares, autoridades civis e familiares dos formandos.