ESG
Escola Superior de Guerra

ESG Inicia 13ª Turma do Curso de Gestão de Recursos de Defesa

Em 08 de maio, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), teve início o Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD 2018). Em sua 13ª edição, o curso conta com 38 estagiários e possui duração de oito semanas.

Apoiado pela Fiesp desde 2006, por meio de seu Departamento de Defesa e Segurança, o CGERD é composto por civis e militares, aborda conceitos de defesa no Estado moderno e de processos de gestão de recursos de defesa no âmbito da administração pública e privada, tratando temas como: Poder Nacional; Relações Internacionais; Políticas e Gestão de Recursos Públicos.

Participaram da solenidade, o subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo; o vice-presidente da Fiesp e diretor titular adjunto do Departamento de Defesa e Segurança, Dagmar Oswaldo Cupaiolo; o diretor titular do Departamento de Defesa e Segurança, Carlos Erane de Aguiar; o diretor executivo de Gestão da Fiesp, General de Exército Antonio Gabriel Esper; o diretor do Material Aeronáutico e Bélico da Força Aérea Brasileira, Major Brigadeiro do Ar Antônio Ricardo Pinheiro Vieira; e o chefe do Estado-Maior do Comando Militar de Apoio, Major Brigadeiro Augusto Crepaldi Afonso. Dentre as autoridades civis e militares presentes, também prestigiaram a cerimônia o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro e, o novo comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, Coronel Marcelo Vieira Sales, que concluiu o curso do CGERD em 2012.

Após o Hino Nacional e a apresentação institucional da Escola, o Almirante Primo ressaltou a necessidade de se difundir na sociedade a importância de uma base industrial de defesa. Já Carlos Erani de Aguiar destacou os 13 anos de parceria entre a Fiesp e a ESG, a qual possibilita a ampla discussão sobre Segurança Nacional entre civis e militares.