ESG
Escola Superior de Guerra

11 de Junho - Data Magna da Marinha

A Escola Superior de Guerra (ESG) comemorou o 153° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data Magna da Marinha do Brasil, festejada anualmente em 11 de junho.
A solenidade militar de hasteamento do Pavilhão Nacional ocorreu conforme o estabelecido pelo Cerimonial da Marinha, proporcionando aos presentes acompanharem a sequência de atos que compõem o tradicional rito celebrado diariamente em todas as Organizações Militares da Força, seja em terra ou no mar.

Na ocasião, leu-se a Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e a Mensagem do Presidente da República Federativa do Brasil Excelentíssimo Senhor Michel Temer, alusivas à data. Em suas palavras, o Comandante da Marinha relembrou os atributos de valor e coragem dos combatentes, as virtudes de patriotismo, superação, comprometimento e abnegação, que os levaram à vitória. Comentou que, ainda hoje, a "Marinha tem fundamental contribuição a dar para superar a crise que se abate sobre a Nação, a exemplo do que fizeram aqueles heróis de Riachuelo". Na sequência, as palavras do Presidente destacaram a Batalha Naval do Riachuelo como sendo um marco para o País e para a Marinha. "Ali se formou o espírito que continua a animar os homens e mulheres de nossa Força Naval", afirmou Michel Temer.

Em reverência aos heróis que combateram em 11 de junho, foram içados dois sinais utilizados para transmitir ordens aos navios durante a batalha, os "Sinais de Barroso": "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever" e "Sustentar o fogo que a vitória é nossa".

Ao término da Cerimonial à Bandeira, o Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, acompanhado do Subcomandante, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo e do Assistente Militar da Marinha na ESG, Contra-Almirante Luiz Carlos Rôças Corrêa, realizaram a imposição das Medalhas: Mérito Militar; Mérito Marinheiro; e Mérito Anfíbio, além da troca de platinas e divisas dos militares promovidos, conforme tradição nas Organizações Militares da Marinha.

Em suas palavras o Comandante da ESG saudou os marinheiros; agradeceu a presença de todos, em particular a banda de música da Escola Naval; e externou seus cumprimentos aos homenageados das medalhas e os militares promovidos.