ESG
Escola Superior de Guerra

Divisão de Assuntos de Logística e Mobilização participa de palestra em Brasília

No dia 04 de julho, o Coronel Antonio Celente Videira, chefe da Divisão de Assuntos de Logística e Mobilização (DALMob) da Escola Superior de Guerra (ESG), proferiu uma palestra no Ministério da Defesa sobre o tema "Evolução da Mobilização Nacional – Ações e Desafios do EMFA/MD".

O Coronel discorreu sobre o aspecto histórico da Mobilização Nacional, a partir do Estado Novo, vindo a ter como órgão central a então Secretaria Geral do Conselho de Segurança Nacional, em 1946. Em seguida, mencionou como a gestão da Mobilização Nacional tramitou pela Secretaria de Assessoramento de Defesa Nacional (SADEN/PR), pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE/PR), pelo Ministério Extraordinário de Projetos Especiais (MEPE/PR) e, por fim, hospedou-se no Ministério da Defesa, lá permanecendo e sendo gerenciada até os dias de hoje.

Na ocasião, o General de Exército Laerte de Souza Santos, Chefe de Logística e Mobilização (CHELOG), enalteceu o esforço dos militares que, no passado, gerenciaram o SINAMOB e conclamou a todos que estão inseridos com a Mobilização Nacional a se aperfeiçoarem com os novos processos administrativos, a fim de fazerem frente aos desafios complexos e repletos de incertezas.

Prestigiaram a apresentação, integrantes do Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB), do Sistema de Mobilização Militar (SISMOMIL) e oficiais generais dirigentes, como por exemplo, o Vice-Almirante Ney Hartz Alves, Vice-Chefe da CHELOG e o Brigadeiro do Ar Douglas Arthur Fernandes, Chefe da Subchefia de Mobilização (SUBMOB).