ESG
Escola Superior de Guerra

ESG promove evento para lançamento do livro: Liderança e Qualidade das Relações Sociais – Relevância para o Comprometimento em Missões de Paz

No dia 9 de julho ocorreu, na sede da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, a solenidade de Lançamento do Livro: "Liderança e Qualidade das Relações Sociais – Relevância para o Comprometimento em Missões de Paz".

Organizado pelo Coronel Paolo Rosi d'Avila, pela professora doutora Fátima Bayma de Oliveira e pela professora doutora Valderez Ferreira Fraga, a obra é elaborada a partir de um estudo de caso realizado com militares do Exército Brasileiro empregados no Haiti.

Para Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e autor do prefácio, o livro, é "resultado de uma ampla análise que em muito contribui para o avanço de estudos sobre liderança e trocas sociais, subsidiando o aperfeiçoamento de programas de ensino, entre outros fomentos".Já o Coronel Sinval dos Reis Leite, Ex-Comandante do 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz, considera que este estudo possibilita "entender o poder da liderança em seu ambiente de trabalho".
O evento contou com a presença do Comandante da Escola, General de Exército Décio Luís Schons e, do Subcomandante, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo. Anterior ao lançamento foi realizada uma explanação onde os autores abordaram os temas retratados na obra e, ao término uma sessão de autógrafos. Em alusão às palavras do Coronel Paolo Rosi d'Avila, o General ratificou a importância das instituições: Família, Ensino e Forças Armadas e, ressaltou que os acadêmicos são sempre bem vindos a esta Casa, onde se estuda o destino do Brasil.

O livro, da Editora Appris, possui autoria dos pesquisadores:

Coronel Paolo Rosi d'Avila - (Autor e Organizador)
Doutor em Administração Pública e de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Graduado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras; Pós-graduação nas áreas de Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes; Pós-graduado em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Pós-graduado em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Fátima Bayma de Oliveira - (Autor e Organizador)
Doutora em Educação pela UFRJ; Mestre em Administração Pública pela University of Connecticut (EUA); Bacharel em Administração Pública pela EBAPE/FGV; Membro do Conselho de Educação do Rio de Janeiro; Professora Titular e responsável pelo desenvolvimento de vários cursos de pós-graduação na FGV além de Seminários nas áreas de Educação, Política Educacional e Gestão de Saúde; e autora de vários artigos e livros nas áreas de Educação e Gestão de Saúde.

Valderez Ferreira Fraga - (Autor e Organizador)
Doutora em Educação pela UFRJ; Mestre em Education and Human Development pela GWU-Washington DC; Especialização em Metodologia do Ensino de Terceiro Grau pela UNESP; Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFP/UniCeub; Docente convidada nas áreas de Mestrado e Doutorado FGV-EBAPE e UFRJ-IE-ECEX; e autora de artigos e livros sobre Fenomenologia/Gestão e em Transculturalidade.

Luciana Mourão
Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília; Mestre em Administração e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; Graduada em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília; Pós-graduação em Comunicação Organizacional pela Universidade de São Paulo; Estágio Pós-Doutoral no Instituto Universitário de Lisboa; Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira; Pesquisadora do CNPq e Professora convidada para cursos e orientações na Fundação Getulio Vargas; e autora de vários artigos e livros nas áreas de avaliação de programas sociais, avaliação de ações de educação corporativa e desenvolvimento profissional.

Paulo Roberto de Mendonça Motta
Doutor (PhD) e mestre (MA) pela Universidade de North Carolina–EUA; Professor Titular da Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas; Membro da Assembléia Geral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal; Presidente da Academia Brasileira de Ciência da Administração; responsável pela condução de trabalhos de consultoria e ensino no Brasil e em mais de 40 países; e Conferencista e autor de trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Marcos Emanoel Pereira
Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; realizou estágio pós-doutoral na Universidade Complutense de Madrid, Universidade de Cambridge e Universidade de Pádua; Professor Associado do Instituto de Psicologia nas áreas de graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado)
da Universidade Federal da Bahia, na qual também é Coordenador do Laboratório de estudos dos Processos Psicológicos e Sociais; autor de livros e artigos nas áreas de estudo dos estereótipos, preconceitos, cognição social e métodos de pesquisa em psicologia.

Gustavo de Oliveira Almeida
Doutor em Administração pela FGV com estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense; Doutorando em Informática na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração/Universidade Federal do Rio de Janeiro; Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do rio de Janeiro; Docente permanente do Programa de Pós Graduação da Universidade federal Fluminense; Revisor de periódicos na área de administração; e Pesquisador e Consultor da Fundação Getulio Vargas.