ESG
Escola Superior de Guerra

Curso de Altos Estudos em Defesa - CAED

 

caed

 

 

Objetivo Geral

Capacitar para a macroanálise da conjuntura e dos cenários nacional e internacional, para o desempenho de funções na alta gerência executiva e para a formulação de políticas e estratégias, em especial nas áreas de defesa, de segurança e de desenvolvimento nacional.

Público-alvo: oficiais superiores das Forças Armadas e das Forças Auxiliares e civis da alta administração, oriundos de organizações governamentais e privadas, indicados por instituições convidadas.

 

Organização do Curso

A estrutura curricular do CAED está constituída de disciplinas que articulam e sistematizam os conteúdos abordados e integram conhecimentos das seguintes áreas: Humanidades, Metodologia da Pesquisa, Evolução Política do Brasil, Geopolítica, Relações Internacionais, Defesa Nacional, Gestão Estratégica e Temas Transversais.

O CAED será realizado ao longo de 38 semanas, no período de 27 de março a 12 de dezembro de 2018, possuindo carga horária total de 528 h/a, das quais 360 h/a destinadas às atividades de estudo.

Para o cômputo da carga horária, são consideradas 4 horas de atividades por dia, às terças, quartas e quintas-feiras (salvo feriado), das 9h às 13h.

Amparado pela Portaria Interministerial nº 1 MD/MEC, de 26 de agosto de 2015, o curso é equivalente à pós-graduação lato-sensu, definidos na Resolução nº 01, de 03 de abril de 2001, alterada pela Resolução nº 01, de 08 de junho de 2007, da Câmara de Ensino do Conselho Nacional de Educação.

 

Abordagem Metodológica

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG propicia aos discentes, experiência prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades, exigindo comprometimento individual e trabalhos em grupo.

Indicação e Seleção

Para realizar cursos na ESG, os civis e militares das Forças Estaduais devem ser indicados por instituições convidadas por esta Escola, que conduzirá o Processo Seletivo. Os militares e civis das Forças Armadas são indicados diretamente pelo Ministério da Defesa ou pelas respectivas Forças Singulares.

Os demais critérios para indicação e seleção aos cursos da ESG são publicados, anualmente, em Diretriz para o Planejamento e Processo Seletivo dos Cursos da Escola, no Diário Oficial da União e disponível na página eletrônica da ESG.

Contatos para esclarecimentos e informações adicionais sobre os processos de indicação e seleção deverão ser feitos por intermédio da Assessoria de Seleção e Avaliação (ASA), no seguinte telefone e endereço eletrônico:

(21)3545-9868

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.