ESG
Escola Superior de Guerra

Aconteceu na ESG – Março

No mês de março, a Escola Superior de Guerra (ESG) homenageou as mulheres pela comemoração ao Dia Internacional da Mulher; apresentou os estagiários do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) à Direção da Escola; recebeu o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência; promoveu, por intermédio do Centro de Estudos Estratégicos (CEE), dois Colóquios; realizou a 1ª Reunião de Planejamento do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança Internacional e Defesa; e recebeu a visita de uma comitiva do Paquistão.

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Direção da ESG convidou todo o efetivo a homenagear aquelas que, de modo singular, desempenham importantes funções nos mais diversos segmentos da sociedade.

Ainda no dia 08, ocorreu a apresentação dos integrantes do CSIE 2017 ao Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, e à Direção da Escola. Na oportunidade, o Brigadeiro Rodrigues Filho deu boas vindas aos estagiários e falou sobre os cursos ministrados pelos Campi Rio de Janeiro e Brasília.
Já no dia 09, o CSIE recebeu o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, Oficial de Inteligência Jáner Tesch Hosken Alvarenga, que discorreu sobre a organização e as atribuições do Sistema Brasileiro de Inteligência – SISBIN.

O CEE promoveu, no dia 16, o Colóquio "Atividades do Colégio Europeu de Segurança e Defesa e Estratégia Global da Política Externa e Segurança da União Européia", realizado por vídeo conferência com a Escola Sulamericana de Defesa (ESUDE), que contou com a presença do Laboratório de Segurança Internacional e Defesa
Nacional (LABSDEN) e do Laboratório de Estudos de Sociedade e Defesa (LABSDEF); e no dia 17, o Colóquio "A ESG como Espaço Epistêmico", que contou com a presença do Corpo Permanente da Escola.

No dia 22 de março, a ESG realizou a 1ª reunião de planejamento com os professores que apoiarão o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança Internacional e Defesa, que terá início no segundo semestre de 2017. O encontro teve em vista a necessidade de coordenar as atividades do Corpo Docente do Programa com o desafio de iniciar um curso com as exigências acadêmicas requeridas e a intensa motivação dos professores que participaram.

O Centro de Atividades Externas e de Extensão (CAExt) recebeu, no dia 24, a visita do Major-Brigadeiro Ali Abbas, Diretor de Treinamento Militar e Avaliação do Paquistão, e sua comitiva, composta pelo Brigadeiro General Mushtaq Hussain, Coronel Adnan Abid e Major Kamran Ghazanrar. Na oportunidade, os convidados assistiram a uma apresentação institucional da ESG, encontraram o estagiário do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia 2017 (CAEPE), Coronel Zahid Mehmood Awan, e visitaram as instalações do Campus da ESG no Rio de Janeiro.

Finalizando as atividades, no dia 28 de março, o Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas (IDOC) apresentou o Colóquio: "Mestrado em Defesa Nacional na Argentina: Percepções da missão e do País no ano de 2016", dando continuidade ao ciclo de colóquios que abordam as experiências de Oficiais no exterior.