ESG
Escola Superior de Guerra

Curso de Gestão de Recursos de Defesa – CGERD

 

Objetivo Geral

Apresentar os conceitos de defesa no Estado moderno e dos processos de gestão de recursos de defesa no âmbito da administração pública e privada.

Público-alvo: civis e oficiais superiores das Forças Armadas.

RESUMO HISTÓRICO DO CURSO (CLIQUE AQUI)

Organização do Curso

A estrutura curricular do CGERD é desenvolvida ao longo de, aproximadamente, 7 (sete) semanas, com uma carga horária total em torno de 130 (cento e trinta) horas, destinadas às atividades de estudo e atividades complementares. Sua estrutura curricular é organizada de modo a integrar os conhecimentos das seguintes áreas: Poder Nacional; Relações Internacionais; Políticas e Gestão de Recursos Públicos; Desenvolvimento Nacional e Indústria de Defesa. Para o cômputo da carga horária serão considerados 3 (três) encontros semanais de 3 (três) horas de duração, nas manhãs de 3ª a 5ª feiras. O detalhamento da estrutura curricular do CGERD pode ser visualizado a seguir.
DETALHAMENTO DA ESTRUTURA CURRICULAR (CLIQUE AQUI)

Abordagem Metodológica

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG propicia aos estagiários a aplicação prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades que requerem tanto desempenhos individuais como em grupo. Para tanto, técnicas de ensino específicas tornam as atividades mais produtivas e dinâmicas, de modo a favorecer a participação, a troca de experiências e o desenvolvimento dos estagiários.

Indicação e Seleção

Para realizar cursos na ESG, os civis e militares das Forças Estaduais devem ser indicados por instituições convidadas por esta Escola, que conduzirá o Processo Seletivo. Os militares e civis das Forças Armadas são indicados diretamente pelo Ministério da Defesa ou pelas respectivas Forças Singulares.

Os demais critérios para indicação e seleção aos cursos da ESG são publicados, anualmente, em Diretriz para o Planejamento e Processo Seletivo dos Cursos da Escola, no Diário Oficial da União e disponível na página eletrônica da ESG.

Contatos para esclarecimentos e informações adicionais sobre os processos de indicação e seleção deverão ser feitos por intermédio da Assessoria de Seleção e Avaliação (ASA), no seguinte telefone e endereço eletrônico:

 (21) 3545-9868
correio O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.