ESG
Escola Superior de Guerra

Início do Curso de Logística e Mobilização Nacional CLMN 2016

O Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLNM) de 2016 iniciou suas atividades, no dia 15 de março, com uma conferência sobre o tema "O Sistema Nacional de Mobilização", apresentado pelo Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Vice-Almirante Luiz Henrique Caroli, e pelo Subchefe de Mobilização, também do EMCFA, General de Divisão Adalmir Manoel Domingos.

O Almirante Caroli falou sobre as atribuições da Chefia de Logística e da sua inserção no contexto do Ministério da Defesa. Demonstrou algumas atividades da Instituição, como o Programa Mais Médicos, o serviço militar, o projeto Soldado Cidadão e o alistamento na modalidade on line, que terá início este ano. Esclareceu ainda, na oportunidade, que a função do EMCFA não é a de criar, mas de integrar a capacidade logística das três Forças.

Na sequência, o General Adalmir expôs a missão, a organização e a forma de atuação da Subchefia de Mobilização e da Chefia de Logística do EMCFA, como também a sua importância.

Após os debates, o Coronel de Infantaria Mercês agradeceu, em nome do Comandante, aos palestrantes pelas explanações que contribuíram para o conhecimento da atuação do órgão.

Já no dia 16, houve a solenidade de apresentação do CLMN/2016 ao Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho. Após o canto do Hino Nacional, os estagiários do curso tiveram a oportunidade de conhecer os integrantes da direção da Escola, e em seguida o Brigadeiro fez uma breve exposição sobre Escola, incluindo a apresentação do vídeo institucional.

A turma do CLMN 2016 é composta por 32 estagiários oriundos das três Forças, além de Forças auxiliares e civis representantes das mais diversas áreas como judiciário, transportes e indústria petrolífera. O curso tem como objetivo preparar os profissionais para atuarem nos níveis gerenciais executivos da Logística, bem como no assessoramento aos órgãos responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB).

 IMG 3661