ESG
Escola Superior de Guerra

Passagem do Cargo de Assistente da Marinha

A Escola Superior de Guerra (ESG) despediu-se, no dia 05 de abril de 2016, do Contra-Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, que passou o cargo de Assistente da Marinha do Comando da Escola Superior de Guerra ao Contra-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho.

No evento, o Almirante Silva Lima agradeceu àqueles que participaram de sua jornada ao longo desses dois anos na Escola, e o Almirante Barros Coutinho, ao assumir a nova função, expressou sua satisfação em ocupar o cargo de Assistente da Marinha em tão prestigiada Instituição de Ensino, reconhecida por sua excelência em âmbito nacional.

O Comandante da Escola, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, na oportunidade, destacou o comprometimento e competência do Contra-Almirante Silva Lima durante o tempo de permanência na ESG, e, em especial, a sua atuação na Direção do Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-SUL) que, em 2015, envolveu dez países da América do Sul.

Antes de encerrar a cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho entregou ao Assistente Substituído uma lembrança institucional pelos bons serviços prestados à Escola Superior de Guerra.

Contra-Almirante Barros Coutinho

Natural do Rio de Janeiro, Luiz Octávio Barros Coutinho ingressou na Marinha do Brasil em março de 1982, e chegou ao atual posto em março de 2014. Possui diversos cursos de carreira, o último foi o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da ESG. Entre as condecorações, destaca-se a Ordem do Mérito Naval (Oficial), a Medalha Militar e Passador de Ouro – 3º Decênio, a Medalha Mérito Tamandaré e a Medalha Mérito Marinheiro (quatro âncoras).

IMG 4562

CA Barros Coutinho