ESG
Escola Superior de Guerra

Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas profere palestra para o Curso Superior de Defesa

A Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu a visita do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, no dia 29 de fevereiro de 2016.

Após ser recepcionado pelo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, o Almirante proferiu a palestra "Políticas e Estratégias do EMCFA", com o objetivo de informar aos estagiários do Curso Superior de Defesa (CSD) o papel do órgão que chefia na Política e na Estratégia Nacional de Defesa, além de situá-los na estrutura do Ministério da Defesa.

Na abordagem do tema, o Chefe do EMCFA mostrou a participação das Forças Armadas em organismos internacionais, tais como o Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na ocasião, falou, também, do lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações, com previsão de início de operação em 2017 e comentou sobre a atuação das Forças Armadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, incluindo os eventos-teste, as cerimônias de abertura e encerramento e o revezamento da tocha. Concluiu a conferência com uma explanação a respeito das Operações de Paz, citando a Minustah no Haiti e a FTM-UNIFIL no Líbano, e relatou as ações subsidiárias como o enfrentamento à microcefalia e seus aspectos logísticos.

Após os debates, o General de Brigada Cmb Ronaldo Barcellos Ferreira de Araújo, estagiário do Curso, agradeceu em nome do Comandante da ESG a participação na atividade docente do CSD.

 IMG 2443capa

IMG 2446