ESG
Escola Superior de Guerra

Ministro Aldo Rebelo Profere Palestra para o Curso Superior de Defesa

O Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, recebeu, no dia 4 de março de 2016, o Ministro de Estado da Defesa Aldo Rebelo que proferiu, na oportunidade, uma palestra para o Curso Superior de Defesa (CSD), do qual fazem parte os estagiários desta Instituição de Ensino, os alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e da Escola de Guerra Naval (EGN).

O CSD de 2016 é composto por 184 integrantes, sendo 26 civis de órgãos governamentais de diferentes regiões do país, 150 militares das Forças Armadas, cinco das Nações Amigas (Líbano, Argentina, Estados Unidos da América, Suécia e Venezuela) e três das Forças Auxiliares estaduais provenientes da Bahia, Minas Gerais e Pará.

O Ministro iniciou sua exposição convidando todos os presentes a uma reflexão sobre o destino e o futuro do país. Discorreu sobre a importância da valorização das Forças Armadas que, embora detenham grande admiração por parte da sociedade, não possuem o reconhecimento como instituições necessárias para a defesa do nosso espaço físico, aéreo, e águas jurisdicionais. Ressaltou os elementos insubstituíveis para a manutenção da função de defesa, como condições materiais (equipamentos e tecnologia), condições intelectuais (formação profissional adequada) e condições espirituais (necessidade de valorização da pátria por meio da memória das instituições militares).

Aldo Rebelo destacou, ainda, que além da atividade principal de defesa, as forças armadas atuam em uma esfera social, de forma a minimizar as desigualdades, principalmente em locais inóspitos e, atualmente, mobilizam esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika Virus.
Prestigiaram a apresentação, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, o Comandante Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Dondolo Norô, o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, e demais oficiais- generais.

O CURSO

O CSD destina-se a preparar civis e militares das Forças Armadas, das Forças Auxiliares e das Nações Amigas, para o exercício de funções de assessoramento de alto-nível, que envolva assuntos de defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa (MD), como nos demais órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional, promovendo a interação entre os integrantes dos Cursos de Altos Estudos realizados pelas Forças Armadas e pela ESG.

 IMG 2819...

IMG 2811