ESG
Escola Superior de Guerra

Comandante da Aeronáutica Profere Palestra para o Curso Superior de Defesa

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, proferiu, no dia 7 de março de 2016, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) no Rio de Janeiro, uma palestra para o Curso Superior de Defesa (CSD) sobre o projeto desenvolvido pela Aeronáutica visando à consecução dos objetivos futuros da Força.

O Brigadeiro Rossato iniciou sua exposição destacando a necessidade da concepção de um planejamento que leve em consideração a atual situação do país, em face das presentes dificuldades econômicas e expectativas para os próximos anos. Citou a importância da valorização das Forças Armadas por parte da sociedade e dos setores governamentais e dos altos custos despendidos para manter a soberania e o controle do espaço aéreo nacional.

O Comandante discorreu ainda sobre as modificações estruturais indispensáveis para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira, como a redução progressiva no quadro de militares com a implementação de tecnologia e mão de obra terceirizada, visto que 60% dos recursos são destinados ao pagamento de pessoal, à otimização de processos operacionais, logísticos e administrativos. E, na sequência, ressaltou que, em futuro próximo, poderá ser utilizado um modelo de estruturas militares compartilhadas entre as Forças, colocando em prática a interoperabilidade e a adesão à utilização de simuladores de voo, já amplamente utilizados em outros países.

Para concluir, o Tenente-Brigadeiro do Ar falou sobre a utilização do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) que pode, simultaneamente, atender as demandas de diversos setores, como as Forças Armadas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Polícia Federal, dentre outros. E, finalmente, lembrou da urgência de se recuperar o atraso de quase quarenta anos na aquisição de um satélite nacional, como também os investimentos nos sistemas espaciais, que, atualmente, são de apenas 0,01% do Produto Interno Bruto (PIB).

Ao término do evento, o Comandante da Aeronáutica respondeu as perguntas da audiência e, na ocasião, a estagiária da ESG, desembargadora Sônia Maria Schmitz, agradeceu em nome dos Comandantes das Escolas integrantes e da turma do CSD de 2016.

 capa

IMG 2993