ESG
Escola Superior de Guerra

Dia do Exército na ESG

Em 12 e 13 de abril deste ano, a Escola Superior de Guerra (ESG) realizou as celebrações alusivas ao dia do Exército Brasileiro, festejado em 19 de abril. Para comemorar a data, a ESG organizou diversas atividades, como uma visita ao Forte de Copacabana e ao Museu Histórico do Exército (MHEx/FC) por comitiva formada pelos estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), militares e civis da Instituição, uma exposição no saguão do prédio Juarez Távora e palestras de autoridades sobre o tema. As festividades foram encerradas com a solenidade militar presidida pelo Comandante da Escola, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho.

No primeiro dia, o Comandante do MHEx/FC, Coronel de Artilharia Julio Teodorico Nascimento Netto, recebeu a representação da ESG com uma breve explanação sobre o Forte e o Museu que, segundo ele, é o 26º local mais visitado no Rio de Janeiro e o 16º museu da América Latina, e será a sede do comitê olímpico até novembro de 2016.

No Museu, o grupo teve a oportunidade de conhecer a história das forças militares na Colônia e no Império do Brasil (1500-1889) e a importância do Exército na formação da nacionalidade no período Republicano (1889-1945), além de ver uma exposição dos Presidentes militares do Brasil no período de 1889 a1985. Logo após, a turma percorreu a Fortificação inaugurada em 1914, e que manteve suas atividades operacionais até 1987, quando o Ministro do Exército, da época, General de Exército Leônidas Pires Gonçalves determinou a criação do Museu Histórico do Exército, transformado-o em Espaço Cultural. Nesse ano foi dado o último tiro de canhão no Forte de Copacabana. Em seguida, a comitiva seguiu em direção ao Campo de Marte, na parte superior da Fortificação, e na Cúpula dos Canhões, que, no passado, era um observatório por ter uma vista privilegiada da ponta do Arpoador até a ilha de Cotunduba no Leme.

Ao término da visita, o Auditor Fiscal Fábio Cardoso de Amaral, estagiário do CAEPE, agradeceu a recepção do Coronel Julio, o qual, em retribuição, esclareceu que o Forte de Copacabana, embora esteja sob o Comando do Exército Brasileiro, é de todo o povo brasileiro.

No último dia, o Pavilhão Nacional foi hasteado pela Desembargadora Sônia Maria Schmitz, estagiária do CAEPE, e os presentes assistiram à leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército Brasileiro pelo Assistente do Exército na ESG, General de Brigada Arnaldo Alves da Costa Neto. Ao término, todos os participantes cantaram a Canção do Exército.

Paralelamente, no auditório Professor Oliveira Júnior, o Coronel Ivan de Sousa Correia Filho, estagiário do CAEPE, proferiu uma palestra sobre o Exército Brasileiro e a atuação da Força desde a Batalha dos Guararapes até as suas recentes participações na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e segurança dos Grandes Eventos.

Para ilustrar a celebração, armou-se uma exposição no saguão e mezanino do Edifício Marechal Juarez Távora, e, no pátio de formaturas, foram apresentados ao público materiais de emprego militar pela Companhia de Precursores Pára-quedista, 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Es), 2º Batalhão de Infantaria Motorizada (Es), Escola de instrução Especializada e pelo Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar.

IMG 4850

IMG 4900

IMG 4970

IMG 5174

IMG 5194

IMG 5231

IMG 5241

IMG 5260