ESG
Escola Superior de Guerra

Estagiários do CSIE Visitam a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança

Os estagiários do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) visitaram, no dia 29 de abril, as instalações da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) do Rio de Janeiro. A turma foi recepcionada pelo Subsecretário de Inteligência da Segurança do Rio de Janeiro, Fábio Galvão da Silva Rego, que junto a sua equipe, apresentou o trabalho desempenhado pela Subsecretaria.

Fábio Galvão fez um breve histórico acerca dos sistemas e agências relacionados ao setor de inteligência, suas competências, reformulações e a criação de equipes voltadas para a Inteligência Policial Tática. O Subsecretário relatou o apoio do setor de inteligência no combate ao crime organizado e o acompanhamento da disputa territorial pelas facções, a deficiência dos bloqueadores de telefonia móvel no sistema prisional do Rio de Janeiro e os resultados obtidos entre 2011 e 2015.

A equipe da Subsecretaria expôs a atuação do Setor. Citou a importância do trabalho desempenhado antes e durante os Grandes Eventos, o reforço de pessoal oriundo de outros estados para a atuação nas Olimpíadas Rio 2016, as operações realizadas e as ações de busca eletrônica.

Ao término, o grupo percorreu as instalações da Subsecretaria de Inteligência, entre elas o Disque Denúncia, com um registro de mais de 10 mil denúncias mensais, e a Escola de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ESISPERJ), que, desde 2014, ministra cursos de formação e especialização e oferece estágios.