ESG
Escola Superior de Guerra

Curso de Logística e Mobilização Nacional Promove Viagem de Estudos 2016

Para cumprir o programa do Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN) da Escola Superior de Guerra (ESG), previsto para 2016, os estagiários realizaram uma viagem de estudos a Belo Horizonte e Juiz de Fora – MG, no período de 1º a 6 de maio.

A atividade teve o objetivo de proporcionar aos integrantes do curso uma experiência prática dos ensinamentos transmitidos em sala de aula, demonstrando a estratégia e as logísticas adotadas em instituições civis e militares, com vistas à elaboração do trabalho de conclusão do curso.

A programação, iniciada em Belo Horizonte, contou com palestras e visitas a empresas regionais. No roteiro, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), a Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A. (TAMBASA), a IVECO – Veículos de Defesa e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

No Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, o grupo teve a oportunidade de verificar os métodos de gestão adotados na função logística de manutenção de aeronaves, de seus componentes e equipamentos de apoio.

Na TAMBASA, os estagiários verificaram a logística aplicada por empresas civis e as inovações do setor, evidenciando-se o galpão equipado com tecnologia robotizada para a separação, distribuição e armazenamento de produtos.

Já na IVECO – Veículos de Defesa, a comitiva conheceu os veículos do Programa Guarani, em particular o Veículo Blindado de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP – MR), por intermédio da linha de montagem e demonstração das suas habilidades no campo de provas da empresa.

Na FIEMG, a turma assistiu a uma explanação sobre o trabalho desenvolvido pela Federação para contribuir com a indústria local, em busca de resultados para a sustentação da competitividade e geração de novos negócios, além da visita ao Instituto SENAI de Tecnologia, ao Laboratório Aberto e à EMBRAER.

Chegando a Juiz de Fora, o grupo esteve na Multiterminais Logística Integrada, encarregada de terminais portuários e postos secos do Brasil, considerada uma das mais importantes empresas de prestação de serviços e de comércio exterior, que conta, em suas instalações, com uma representação da Receita Federal
para orientar a direção sobre os procedimentos adequados relativos à administração tributária e aduaneira. Cumpre ressaltar a sua responsabilidade na operação de dois terminais marítimos no porto do Rio de Janeiro: Terminal de Containeres e Terminal Módulos Multicar. Além dos terminais, possui três portos secos: no Rio de Janeiro, em Juiz de Fora e Resende.

Para encerrar o ciclo a viagem, a comitiva foi à MRS Logística S.A, uma operadora ferroviária de carga que administra uma malha de 1643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O principal produto por ela transportado é o minério de ferro, sendo a sua preocupação central a segurança do material, em relação a atropelamentos e abalroamentos, e o desafio predominante, o transporte de containeres.

A delegação, que tem representantes de diversos estados do país, foi chefiada pelo Assistente da Marinha na ESG e Diretor do CLMN, Contra-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, e composta por 35 civis e militares, sendo 30 estagiários. Completaram a delegação membros do Corpo Permanente e do Corpo Administrativo da Escola.

O CLMN, curso oferecido pelo Campus/ESG - Rio de Janeiro, tem por objetivo preparar civis e militares para atuar no nível gerencial, de assessoramento e executivo nos órgãos responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB).