ESG
Escola Superior de Guerra

Visita ao Centro de Controle de Inventário da Marinha (CCIM)

No dia 11 de maio de 2016, os estagiários do Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN) da Escola Superior de Guerra visitaram o Centro de Controle de Inventário da Marinha (CCIM), localizado na Avenida Brasil, no bairro da Penha, no Rio de Janeiro.

A comitiva foi recepcionada pelo Diretor do Centro, Contra-Almirante Intendente Antonio Bernardo Ferreira. Os presentes assistiram à apresentação feita pelo Chefe do Departamento de Operações do Abastecimento, Capitão de Corveta Intendente Marcelo José Pinho Barbosa, cujo tema foi "A estratégia e a logística desenvolvidas pelo CCIM", falando sobre a reestruturação que vem acontecendo ao longo dos anos no Sistema de Abastecimento da Marinha, seguindo a Estratégia Nacional de Defesa.

O palestrante explicou a atuação do CCIM em todo o território nacional e no exterior. Falou sobre o Centro de Obtenção da Marinha no Rio de Janeiro (COMRJ), maior órgão de obtenção de material para a Marinha com distribuição em âmbito nacional e também do apoio prestado pelos Centros de Intendência em diversas localidades do Brasil, dentre eles: o do Rio Grande, Ladário, Manaus, Natal e outros; já no exterior, a Marinha conta com o apoio da Comissão Naval Brasileira em Washington (CNBW) e da Comissão Naval Brasileira na Europa (CNBE).

Após a palestra os estagiários percorreram as instalações do CCIM e puderam conhecer a parte administrativa e o setor gerencial, visitando as divisões de sobressalentes, suprimentos, combustíveis e munição, fardamento e material de saúde.