ESG
Escola Superior de Guerra

1º Seminário de Estudos Estratégicos

Em 1º de junho ocorreu, na Escola Superior de Guerra (ESG), o 1º Seminário do Centro de Estudos Estratégicos CEE/2016 sobre o tema "Cooperação Regional em Defesa", com a participação dos estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE).

A primeira apresentação, feita pelo Assessor Especial para Assuntos de Defesa do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira, discorreu sobre o tema: "Diplomacia e Defesa no Contexto da Segurança Regional", quando falou sobre a atuação conjunta da Diplomacia e das Instituições de Defesa e afirmou que, hoje, temos um ambiente de cooperação entre as diplomacias e as Forças Militares na América do Sul. Já o Professor Doutor Lucas Pereira Rezende, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, expôs sua percepção da área e citou algumas razões para cooperar em defesa. O ciclo de palestras foi encerrado pelo Diretor da Escola Sul Americana de Defesa (ESUDE), Professor Antonio Jorge Ramalho, que, na oportunidade, apresentou o tema "A Integração da América do Sul: uma política de interesse da segurança do Estado Brasileiro" e falou do contexto geopolítico e geoeconômico da América do Sul.

Ao término dos debates, o estagiário, Coronel de Infantaria Rodolfo Celso Paiva Dias de Sá, agradeceu, em nome do Comandante da ESG, a contribuição dada pelos conferencistas para o aprofundamento do conhecimento dos estagiários da Turma Espírito Olímpico do CAEPE 2016.