ESG
Escola Superior de Guerra

2º Seminário de Estudos Estratégicos do CEE

Em 29 de junho ocorreu, na Escola Superior de Guerra (ESG), o 2º Seminário do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/2016). Com o tema "Defesa e Desenvolvimento", o evento contou com a participação dos integrantes do Curso Superior de Defesa (CSD) do qual fazem parte os estagiários desta Instituição de Ensino, os alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e da Escola de Guerra Naval (EGN).

Na primeira apresentação, feita pelo Professor Doutor Rex Nazaré Alves da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), foram expostas questões sobre a Base Industrial e Tecnologia de Defesa e Potências Emergentes de Tradicionais e a Evolução do Controle Internacional (bilateralismo e regionalismo), além do uso de armas químicas, bem como os acordos realizados para a não utilização das mesmas. O professor citou a modificação no conceito de informação que foi valorizado e passou a abranger a utilização de informações de caráter pessoal e apresentou empresas que realizam importantes parcerias com o setor de defesa.

Após, o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Afonso, Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, que, na oportunidade, apresentou o tema "As contribuições da Defesa para o desenvolvimento nacional". Neste contexto, o Brigadeiro falou acerca da mecânica do setor de defesa, apresentou a Estratégia Nacional de Defesa, a Base Industrial de Defesa (BID) ao longo do tempo e discorreu sobre a Política de Defesa e a Estratégia de Desenvolvimento.

Ao término foi realizado debate e o estagiário do Curso de Altos Estudos de Políticas e Estratégias (CAEPE), Celso de Oliveira Leal, agradeceu, em nome do Comandante da ESG, a contribuição dada pelos conferencistas para o aprofundamento do conhecimento dos estagiários.