ESG
Escola Superior de Guerra

3º Seminário de Estudos Estratégicos do CEE

Em 12 de julho ocorreu, na Escola Superior de Guerra (ESG), o 3º Seminário do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/2016). Com o tema "Política e Estratégia Nacionais: as grandes ausências", o evento contou com a participação dos integrantes do Curso de Altos Estudos de Políticas e Estratégias (CAEPE) e demais integrantes desta Instituição de Ensino.

Na primeira apresentação, realizada pelo ex-ministro de Estado da Defesa (2011-2014), Embaixador Celso Amorim, foram expostas algumas questões relacionadas à realidade dos acordos celebrados entre os países, os reflexos do terrorismo e a possibilidade de conflitos bilaterais tornarem-se conflitos mundiais. O Ministro explicou a necessidade de constante investimento na área militar, comparando-o à manutenção de seguro de um automóvel e concluiu sua explanação classificando o Brasil como um país pacífico e provedor da paz, fato que não descarta a necessidade de investimento que, segundo o mesmo, deveria alcançar o valor de 2% do PIB anual.

Após, o General de Exército (R1) Alberto Mendes Cardoso, ex-ministro de Estado da Segurança Institucional (1995-2002), discorreu sobre Política Nacional, Estratégia Nacional, Poder Nacional e Segurança Nacional. Neste contexto, o General falou acerca dos interesses nacionais e das diversas dificuldades que interferem no desenvolvimento do país, relatando um diagnóstico dos problemas internos do Brasil, desde o narcotráfico até a manutenção de modelo de educação ineficiente, no qual os docentes perdem 40% do tempo destinado ao aprendizado em correção comportamental.