ESG
Escola Superior de Guerra

Solenidade de Encerramento do Curso Superior de Inteligência Estratégica de 2016

Em 15 de julho de 2016, foi realizada a solenidade de encerramento e diplomação da Turma "CSIE 20 ANOS", do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) da Escola Superior de Guerra (ESG).

Após o canto do Hino Nacional Brasileiro, ocuparam a Mesa de Honra, o General de Brigada Arnaldo Alves da Costa Neto, Assistente do Exército na ESG; o Brigadeiro Engenheiro Leonardo Magalhães Nunes da Silva, Diretor do CSIE/2016 e Assistente da Aeronáutica na ESG; e o General de Divisão Eduardo Diniz, Subcomandante e Chefe do Departamento de Estudos da Escola, que deu início à cerimônia.

Em prosseguimento, o orador da Turma, Tenente-Coronel de Cavalaria André Luiz BaumGratz Andrino, discursou em nome dos 30 formandos, seguindo-se a entrega dos diplomas pelos integrantes da Mesa de Honra, e dos distintivos do CSIE pelas madrinhas ou padrinhos.

Após fazer uso da palavra, o Capitão-de-Fragata Mauricio Ribeiro Medina Diniz, estagiário de maior precedência do Curso, e o General Diniz inauguraram a placa que registra a passagem da Turma "CSIE 20 ANOS" pela Escola.

Ao dirigir-se aos formandos, o Subcomandante da ESG parabenizou-os pelo esforço despendido e relembrou a importante missão de subsidiar, com conhecimentos adquiridos, suas organizações. Em suas palavras, o General agradeceu o empenho do efetivo da Escola para concretizar mais um curso com equivalência à pós graduação latu senso e saudou a presença do General de Exército R/1 Pedro Luiz de Araújo Braga.

O CURSO

O CSIE é um curso ministrado no Campus ESG Rio de Janeiro, com a duração de vinte semanas, e tem por objetivo proporcionar conhecimentos para o exercício de funções de inteligência estratégica na administração pública e, em especial, nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).