ESG
Escola Superior de Guerra

ESG participa do IX ENABED

A Escola Superior de Guerra (ESG) participou do IX ENABED - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, evento que ocorreu na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, em julho deste ano. A comitiva contou com 20 pesquisadores, dos quais 16 apresentaram resultados de seus trabalhos de pesquisa acadêmica.

Sediado nas instalações da Universidade Federal de Santa Catarina, o Encontro promoveu uma intensa troca de informações entre os acadêmicos da área de defesa e ciências afins, além de proporcionar atualizações de relevância para os participantes. Ao todo, ocorreram oito mesas redondas, quatro sessões de painéis (56 painéis temáticos e 253 trabalhos apresentados), 45 pôsteres, lançamentos de 21 livros, a realização de oito minicursos e duas conferências, uma delas proferida pelo Ministro da Defesa, Raul Jungman, na abertura do congresso.

ENABED

Os Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ENABEDs), organização fundada em 2005, constituem, desde o seu início, um espaço privilegiado para o debate e a reflexão sobre a defesa nacional. Durante a última década, os ENABEDs reuniram acadêmicos nacionais e estrangeiros, militares, políticos, funcionários da administração pública federal e estudantes brasileiros e do exterior que apresentaram suas pesquisas e perspectivas sobre assuntos relativos à defesa.