ESG
Escola Superior de Guerra

Transmissão do Cargo da Assistência da Aeronáutica

A Escola Superior de Guerra (ESG) despediu-se, no dia 21 de julho de 2016, do Brigadeiro Engenheiro Leonardo Magalhães Nunes da Silva, que, nesta data, passou o cargo de Assistente da Aeronáutica ao Brigadeiro Intendente José Carlos da Silva, deixando o Serviço Ativo da Força Aérea Brasileira.

O Comandante da Escola, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, presidiu a solenidade de transmissão do cargo e, na sequência, foram prestadas as devidas homenagens ao Brigadeiro Engenheiro Leonardo Magalhães Nunes da Silva pelos inestimáveis serviços prestados ao longo de trinta e cinco anos dedicados à Força Aérea Brasileira.

Na oportunidade, o Brigadeiro Magalhães recebeu a insígnia de Brigadeiro Engenheiro, como lembrança do último posto no serviço ativo.

Brigadeiro Magalhães

Natural de Pelotas no Rio Grande do Sul, Leonardo Magalhães Nunes da Silva ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1981, e chegou ao atual posto em março de 2012. Engenheiro Aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1983, completou todos os cursos acadêmicos da carreira, MBA Executivo em Administração de Negócios e Desenvolvimento Avançado de Executivos, na Universidade Federal Fluminense, e o Curso de Gestão de Recursos de Defesa pela Escola Superior de Guerra. Ao longo do serviço ativo na Aeronáutica ocupou diversos cargos e foi contemplado com nove condecorações.

Brigadeiro José Carlos

Natural de Recife, Pernambuco, José Carlos da Silva ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1978, e chegou ao atual posto em novembro de 2015. Intendente, formado pelo Curso de Formações de Oficiais Intendentes, realizou diversos cursos acadêmicos da carreira. Concluiu também o Curso de Auditoria em Licitações e Contratos pelo Tribunal de Contas da União; MBA em Gestão Administrativa pela Universidade Federal Fluminense; Pós-graduação em Contabilidade e Controladoria Governamental pela Universidade Federal de Pernambuco; e Pós-graduação em Política e Defesa pela Faculdade Pitágoras. Ao longo de sua carreira ocupou diversos cargos e foi contemplado com cinco condecorações.