ESG
Escola Superior de Guerra

Escola Superior de Guerra comemora seu 67º Aniversário

A Escola Superior de Guerra (ESG) completou, no último dia 20 de agosto de 2016, o 67º aniversário de sua criação. As comemorações tiveram início no dia 24 com um café da manhã festivo, passeio ecológico, pista de orientação e almoço de confraternização. Já no dia 26, a programação contou com uma solenidade militar alusiva à data, ocorrendo, na oportunidade, a imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias.

Após o café da manhã festivo, os estagiários, os civis e militares do efetivo da Escola e seus familiares puderam optar entre o passeio ecológico e a pista de orientação. As atividades ocorreram simultaneamente e, após as premiações, foi realizado o Almoço de Confraternização.

A solenidade militar iniciou-se com a chegada do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, acompanhado do Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, e do Secretário Geral do Ministério da Defesa, General de Exército Joaquim Silva e Luna, representando o Ministro de Estado da Defesa Raul Jungmann.

Após o canto do Hino Nacional e deslocamento do Pavilhão Nacional, foi realizada à imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias (MMMCF). Criada em 1983, em homenagem ao insigne Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias, primeiro Comandante da ESG, a condecoração destina-se a preitear os integrantes da Escola, seus ex-comandantes, personalidades nacionais ou estrangeiras, de reconhecida competência e notável saber, pelos serviços de caráter relevante como tal reconhecidos e considerados na forma disciplinada por seu regulamento, bem como corporações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que tenham se tornando credoras da homenagem especial da Escola Superior de Guerra.

Na sequência, o Brigadeiro Rodrigues Filho, durante a leitura da Ordem do Dia alusiva à data, destacou a credibilidade obtida pela ESG na realização de suas atribuições, considerando esta como o resultado do desempenho dos recursos humanos que integram a instituição. Em suas palavras, o Comandante ressaltou o grande passo dado pela Escola ao alcançar o nível de pós-graduação lato sensu em quatro cursos ministrados e o contínuo aprimoramento que objetiva criar o programa de pós-graduação stricto sensu nos campos da Segurança Internacional e Defesa.

Prestigiaram a solenidade o Diplomata Marcílio Marques Moreira, ex-ministro da Economia, Fazenda e Planejamento; o General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção; o Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk Aquino, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo; o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial; o Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo, Secretário da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica; o Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Oliveira, Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa; o General de Exército Pedro Luis de Araujo Braga; os ex-comandantes da ESG, General de Exército José Benedito de Barros Moreira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Alberto Pires Rola e Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Gomes Leite Filho, o Major Brigadeiro do Ar Stefan Egon Gracza, ex Comandante da EScola e demais autoridades.