ESG
Escola Superior de Guerra

Início do Curso de Estado-Maior Conjunto – CEMC 2016

O Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC) de 2016 iniciou suas atividades, no dia 29 de agosto, com uma solenidade presidida pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, acompanhado do Subcomandante General de Divisão Eduardo Diniz e do Diretor do curso, Contra-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho.

Após o canto do Hino Nacional, o Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho realizou a apresentação institucional da Escola e deu as boas-vindas aos estagiários. Os integrantes do Comando da Escola foram indicados à turma e, ao término, os estagiários apresentaram-se aos integrantes da ESG.

A Aula Inaugural, realizada no dia 30 de agosto, foi ministrada pelo Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), que discorreu sobre o planejamento de emprego conjunto e realização de exercícios. O Almirante também destacou o sistema militar de comando e controle do EMCFA e o lançamento do satélite dual (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações) previsto para fevereiro de 2017.

O CURSO

O CEMC destina-se a proporcionar conhecimentos aos oficiais superiores das Forças Armadas para o exercício de funções nos Estados-Maiores Conjuntos e para o desempenho de atividades que envolvam o planejamento e o emprego estratégico operacional de forças militares em operações conjuntas ou executadas sob a orientação e supervisão do Ministério da Defesa, bem como a capacitação às atividades de instrutoria.