ESG
Escola Superior de Guerra

7 De Setembro - Caepe Visita Petropólis

Em comemoração à Independência do Brasil, em 7 de setembro, os estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) estiveram, em 8 de setembro, na cidade de Petrópolis/RJ. A comitiva, chefiada pelo General de Brigada Costa Neto, contou com a presença de alguns integrantes da Escola, entre eles, o Tenente-Coronel Viana que proferiu uma palestra acerca da trajetória da Família Real Portuguesa ao Brasil.

Em suas palavras, o Coronel Viana discursou sobre o processo de independência do Brasil. Destacou as primeiras benfeitorias realizadas pela Corte Portuguesa em 1808, como a criação do Branco do Brasil, Biblioteca Nacional e das escolas militares, bem como alguns acontecimentos históricos como o Congresso de Viena, o "Dia do Fico", originado após 8 mil assinaturas, e a criação da Bandeira Nacional do Brasil, inspirada na Bandeira Real Brasileira.

Na sequência, o grupo percorreu as instalações do Museu Imperial e, com o auxilio de um dos guias da unidade, pôde conhecer os detalhes dos 44 cômodos da casa de férias da Família Real Brasileira.