ESG
Escola Superior de Guerra

Encerramento do CGERD 2016

Em 8 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), ocorreu a solenidade de encerramento e diplomação do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD 2016).

A mesa de honra foi composta pelo Diretor Titular do Departamento da Indústria de Defesa (COMDEFESA), Doutor Jairo Cândido; pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; pelo Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Glauco Castilho Dall'antonia; pelo Comandante do IV Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; pelo representante do Presidente da FIESP, Paulo Antonio Skaf; pelo Diretor Executivo de Projetos, Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo; pelo Diretor do CGERD, Brigadeiro Intendente José Carlos da Silva; e pelo Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Inspetor de Divisão Gilson Pereira de Menezes.

Após o canto do Hino Nacional, o orador da Turma Marechal Rondon, Tenente- Coronel Tschudar, apresentou os agradecimentos em nome dos formandos e distinguiu alguns aspectos da biografia do ilustre patrono, bem como a inclusão de seu nome no Livro de Heróis da Pátria. Na sequência, foi realizada a entrega dos diplomas, a aposição dos distintivos do Curso e descerrada uma placa comemorativa.

Em seu discurso, o Diretor do COMDEFESA ressaltou a importância do CGERD para aquela instituição e manifestou os agradecimentos ao Comandante da ESG que, ao término, felicitou os novos "cgerdianos". Em suas palavras, o Brigadeiro Rodrigues Filho destacou a relevância da parceria entre a Academia, a Empresa e as Forças Armadas para a Defesa Nacional e citou que: "tudo que foi proporcionado no CGERD remete a uma consideração essencial: conceber, projetar, financiar, produzir e utilizar sistemas de armas autógenos nas forças armadas do País, pressupostos básicos para o exercício pleno da Defesa Nacional".

Sobre o CGERD

Voltado a civis e militares, o CGERD aborda conceitos de defesa no Estado moderno e de processos de gestão de recursos de defesa no âmbito da administração pública e privada. Os temas tratados no curso foram: Poder Nacional; Relações Internacionais; Políticas e Gestão de Recursos Públicos.