ESG
Escola Superior de Guerra

Senador Cristóvam Ricardo Cavalcanti Buarque Profere palestra para o CAEPE 2016

No dia 19 de setembro, os estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), da Escola Superior de Guerra (ESG), receberam o Senador Cristóvam Ricardo Cavalcanti Buarque.

O Senador discorreu sobre o processo educacional brasileiro e de sua perspectiva de que toda a população brasileira deve ter acesso à educação de qualidade desde a infância até a conclusão do ensino médio que, em sua opinião, deve ser concluído em quatro anos para possibilitar o preparo do cidadão para o mercado de trabalho. Quanto à universidade, a mesma deve ser restrita aos que se destacarem intelectualmente.

Cristóvam Buarque relembrou ainda que, mesmo em uma era tecnológica, o professor é o elemento fundamental. Exerce uma função que exige dedicação exclusiva e um processo de aprimoramento e avaliação constante, bem como uma remuneração que desperte o interesse sobre o ofício. Na sequência, o palestrante destacou a necessidade da educação em tempo integral, tanto para o desenvolvimento intelectual quanto para o desenvolvimento social, ao minimizar os desvios causados pela "rua" ou por outros fatores.

Por fim, o Senador defendeu um novo conceito de educação e a implementação de um sistema educacional federal. Tal sistema seria capaz de uniformizar o ensino, proporcionando a toda a população brasileira iguais condições educacionais. Este projeto seria realizado em longo prazo, cidade por cidade, sendo necessários cerca de 25 anos para tornar a educação brasileira igual em todo território nacional.

Ao término, Cristóvam Ricardo Cavalcanti Buarque respondeu às perguntas dos presentes e recebeu do estagiário General de Divisão Ricardo Marques de Figueiredo, o diploma e o agradecimento em nome da Escola Superior de Guerra.