ESG
Escola Superior de Guerra

Início do CAD-SUL 2016

No dia 19 de setembro, teve início o Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-SUL/2016) da Escola Superior de Guerra (ESG). A solenidade foi presidida pelo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, acompanhado do Assistente do Exército na ESG, General de Brigada Arnaldo Alves da Costa Neto, e do Diretor do curso, o Assistente da Aeronáutica na ESG, Brigadeiro Intendente José Carlos da Silva. Após o canto do Hino Nacional, a turma teve a oportunidade de assistir o vídeo institucional e, na sequência, houve a apresentação dos integrantes do Comando da Escola aos estagiários.

Na mesma data, o Ministro de Estado da Defesa Raul Belens Jungmann Pinto ministrou a aula inaugural aos estagiários do Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Uruguai e Venezuela, e saudou os 19 estagiários da quinta edição do CAD-SUL, destacando a grade curricular do curso na qual estão inclusos temas em constante evolução, bem como a possibilidade de formar um ambiente de camaradagem no grupo.

O ministro discorreu sobre Defesa, Desenvolvimento e Democracia. Apontou a possibilidade de se alcançar uma cultura de Defesa compartilhada em que são ampliados os conhecimentos uns dos outros, bem como são discutidos os desafios comuns na Defesa e Segurança. Citou ainda as ações em Garantia da Lei e da Ordem (GLO), realizadas durante os Grandes Eventos ocorridos no país, que deixaram como legado a interoperabilidade entre as Forças e a integração de Comando e Controle.

Raul Jungmann apontou a crescente aproximação entre civis e militares e a inclusão de mulheres nas Forças Amadas. Por fim, lembrou aos estagiários que são responsáveis por contribuir para o êxito na integração sul-americana.

Prestigiaram a Aula inaugural do CAD-SUL o Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA); o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo; o representante do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; e o Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, Comandante Geral de Apoio e demais Oficiais Generais.