ESG
Escola Superior de Guerra

XVII Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos

Em 3 de outubro de 2016, foi realizada na Escola Superior de Guerra (ESG) a solenidade de abertura da XVII Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (XVII CDCDIA).
O Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, Comandante da ESG, como anfitrião, formalizou a abertura da solenidade e apresentou as boas-vindas aos participantes. Destacou a satisfação e a honra de a ESG representar o Brasil, sediando tão importante evento. Prosseguiu com uma palestra institucional para mostrar algumas peculiaridades deste Estabelecimento de Ensino, em especial aquelas que abordam seu passado e sua inserção no cenário nacional, e do Ministério da Defesa brasileiro.

Em continuidade à cerimônia, iniciaram-se as exposições dos diretores dos Colégios de Defesa, abordando temas sobre Ciberdefesa e Cibersegurança, Impacto das Alterações Climáticas na Segurança Nacional e Operações de Manutenção da Paz.
Tomaram parte no evento as delegações da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Venezuela

A Conferência

A Conferência de Colégios de Defesa Ibero-Americanos foi criada por ocasião da VIII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, realizada em 1988, na cidade do Porto (Portugal), quando os participantes resolveram que, a partir do ano seguinte, como marca da cooperação e do entendimento em matéria de Defesa, os países Ibero-Americanos deveriam iniciar reuniões periódicas, materializadas pelos organismos acadêmicos encarregados desses estudos. Naquela oportunidade, o Ministro da Defesa da Espanha propôs seu País como sede da I Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos, cuja realização ocorreu no ano 1999.