ESG
Escola Superior de Guerra

ESG Comemora Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

A Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu, no dia 19 de outubro, atividades comemorativas ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, que é celebrado em 23 de outubro.

Inicialmente, foi realizada, no auditório Professor Oliveira Junior, a solenidade presidida pelo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, acompanhado do Assistente do Exército na ESG, General de Brigada Arnaldo Alves da Costa Neto, e do Assistente da Aeronáutica na ESG, Brigadeiro Intendente José Carlos da Silva. Após o canto do Hino Nacional Brasileiro, o estagiário do Curso de Altos Estudos e Política e Estratégia (CAEPE) e professor Luis Gonzaga Mattos Monteiro proferiu a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica alusiva a data. Na sequência, os presentes foram convidados a entoar o Hino dos Aviadores e a participarem de um café da manhã festivo.

Em continuidade com as comemorações, o Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, proferiu palestra sobre a Força abordando a evolução histórica e destacando as gerações que seguiram até os dias atuais. Durante a apresentação, o Brigadeiro falou sobre o CECOMSAER e o desempenho de cada setor, mostrando a relevância da participação ativa da Instituição junto aos veículos de comunicação. Destacou, ainda, a política da comunicação e a estratégia da comunicação na Força e, ao término, recebeu do Coronel Aviador Marcio de Calazans Braga um certificado e o agradecimento em nome do Comandante da Escola.

Para ilustrar as comemorações, foi montada uma exposição sobre as Expressões do Poder Nacional e o futuro da Força Aérea Brasileira. Já a Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga ofereceu degustação de alguns dos produtos produzidos na unidade como iogurtes, doce de leite, queijo e cachaça. O Centro de Instrução de Aviação do Exército contribuiu expondo alguns dos materiais de emprego de busca e salvamento.

As comemorações encerraram após um almoço oferecido pela Divisão de Intendência Operacional da Diretoria de Intendência da Aeronáutica, comandada pelo Coronel Intendente Marco Aurelio de Azevedo Souza. A unidade é capaz de atender a cerca de 500 pessoas por refeição. Utilizada em missões e apoio a exercícios, a equipe conta com cerca de 20 militares e uma estrutura composta de um Modulo de Alimentação a Pontos Remotos, salões para refeição, cozinha equipada, padaria, área de lavatório, banheiros e sala de café.