ESG
Escola Superior de Guerra

Visita de Estudos à Academia da Força Aérea

Os estagiários do Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-SUL) e do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) visitaram, respectivamente nos dias 11 e 18 de outubro, a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga – SP.

As comitivas conheceram as instalações e participaram de apresentação sobre a operacionalidade da unidade. O CAD-SUL foi recepcionado pelo Coronel Infantaria Alexandre Esteves da Silva, Chefe da Divisão de Ensino da Academia, e o CAEPE, pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral.

No dia 11, os estagiários participaram da formatura diária dos Cadetes, que apresentaram o esquadrão ao Diretor do CAD SUL e Assistente da Aeronáutica na ESG, Brigadeiro Intendente José Carlos da Silva.

Já no dia 18, os Cadetes apresentaram-se ao Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, que assistiu à troca da Guarda da Academia, acompanhado do Diretor do CAEPE e Assistente do Exército na ESG, General de Brigada Arnaldo Alves da Costa Neto e do Brigadeiro Valadares. Na ocasião, os estagiários do CAEPE percorreram o acampamento com as barracas da Intendência operacional, conheceram as instalações de campanha e ainda o Módulo de Alimentação a Pontos Remotos – MAPRE.

O Comandante da Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga, Coronel Intendente Carlos Alberto de Azevedo, fez uma breve explanação acerca da história, do funcionamento e da produção animal e vegetal, assim como do processo de fabricação e logística. As comitivas conheceram as instalações da fazenda, a Adega e a loja de produtos.

Os Cursos assistiram a uma palestra do Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea da Esquadrilha da Fumaça (EDA), Tenente- Coronel Aviador Líbero Onoda Luiz Caldas, que discorreu sobre os desafios dos pilotos nas missões aéreas, suas atribuições, valores, e sobre a missão da Esquadrilha da Fumaça. No local, os estagiários conheceram o museu, o hangar e as divisões de sobressalentes, suprimentos, combustíveis e munição, fardamento e material de saúde. Os estagiários do CAEPE tiveram a oportunidade de finalizar a visita com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.