ESG
Escola Superior de Guerra

Encerramento do CSD 2016

Em 3 de novembro deste ano, no Auditório Professor Oliveira Junior, da Escola Superior de Guerra (ESG), ocorreu a solenidade de encerramento e diplomação do Curso Superior de Defesa (CSD 2016).

Presidida pelo Secretário-Geral do Ministério de Estado da Defesa (MD), General de Exército Joaquim Silva e Luna, o evento contou com a participação do Comandantes da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, da Escola de Comando e Estado-Maior de Exército, General de Brigada Richard Fernandez Nunes, do Comandante interino da Universidade da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto e do Diretor da Escola de Guerra Naval, Contra-Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes.

Após o canto do Hino Nacional, o representante da Turma, General de Divisão Intendente Ricardo Marques de Figueiredo, fez uso da palavra e destacou a importância do Curso na interação das Forças Singulares, das Forças Auxiliares, civis e oficiais das Nações Amigas para a implementação da Estratégia Nacional de Defesa. Na sequência, foi realizada a entrega dos diplomas.

Ao encerrar a solenidade, o General Silva e Luna, em seu discurso, parabenizou os formandos, em nome do MD, pela conclusão exitosa do Curso, marco de novos desafios na carreira, além de enfatizar que os esforços e superações de hoje se resumem em alegria e, principalmente, em maior responsabilidade perante a sociedade que confia no futuro do País, passando a imagem de confiança e respeito aos valores da nossa nacionalidade.

Sobre o CSD

O Curso Superior de Defesa (CSD) foi proposto pelo Ministério de Estado da Defesa com a finalidade de atender a uma demanda prevista na Estratégia Nacional de Defesa, explicitada na Política de Ensino de Defesa que estabelece como objetivo a interação entre cursos congêneres.

O CSD de 2016 foi composto por 175 formandos, compreendendo estagiários da ESG, alunos da Escola de Guerra Naval, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.