ESG
Escola Superior de Guerra

Seminário Zona de Defesa

No período de 24 a 26 de outubro, o Instituto de Doutrina e Operações Conjuntas (IDOC), da Escola Superior de Guerra (ESG), promoveu o Seminário "Zona de Defesa".

Concedido pela Comissão Interescolar de Doutrina de Operações Conjuntas (CIDOC) em parceria com a Assessoria de Doutrina e Legislação (ADL) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), o evento teve por objetivo aprimorar, consolidar e difundir os conhecimentos sobre o tema "Zona de Defesa" no planejamento das operações conjuntas.

A solenidade de abertura foi presidida pelo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, e o encerramento pelo Subcomandante da Escola, General de Divisão Eduardo Diniz. Além das palestras, ocorreram diversas discussões em grupo, painéis de debates e exposições dos resultados obtidos por cada grupo.
As conclusões sobre o tema foram apresentadas pelo General de Brigada R/1 Manoel Lopes de Lima Neto, da Assessoria de Doutrina e Legislação do Ministério da Defesa. O seminário contou com a participação de 44 militares das três Forças.