ESG
Escola Superior de Guerra

Visita de Estudos à Escola Naval

Os estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2016) da Escola Superior de Guerra (ESG) visitaram, no dia 08 de novembro, a Escola Naval (EN), na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro – RJ.

A comitiva foi recepcionada pelo Comandante da EN, Contra-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, que discorreu sobre a história da ilha e comentou sobre as instalações e a grade curricular dos mais de 900 aspirantes, dentre os quais, 30 estrangeiros de 10 nacionalidades diferentes.

Os estagiários conheceram as instalações onde são doutrinados os aspirantes-a-oficial da Marinha do Brasil, que se formam Oficiais do Corpo da Armada, do Corpo de Intendentes e Corpo de Fuzileiros Navais. O grupo explorou o simulador de Passadiço e o simulador de voo do Grêmio de Aviação Naval, passou pela capela e participou de uma instrução no Planetário.

Ao término, foi dada a palavra a um dos aspirantes, que saudou as autoridades presentes e falou sobre a importância do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da ESG. Na sequência, o Coronel de Cavalaria Eduardo Papaléo Spangemberg Chaves, estagiário do CAEPE 2016, agradeceu a visita em nome do Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, e relembrou que a Escola Naval é a primeira instituição de ensino superior do Brasil, saudando a Marinha e a qualidade de formação que a instituição proporciona. Por fim, o Contra-Almirante Newton, em seu discurso, destacou a integração de instituições, Forças e pessoas de diversos setores da sociedade e os benefícios que esta integração diária gera para o futuro do Brasil.