ESG
Escola Superior de Guerra

Encerramento do CAD-SUL 2016

Em 18 de novembro, no Auditório Professor Oliveira Junior, da Escola Superior de Guerra (ESG), foi realizada a solenidade de encerramento e diplomação do Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-SUL 2016).

Presidido pelo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, acompanhado do Assistente da Aeronáutica na ESG e Diretor do CAD -SUL, Brigadeiro Intendente José Carlos da Silva, e do Assistente da Marinha na ESG, Contra-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, o evento contou com a participação do Cônsul-Geral da República do Chile, Senhor Andrés Boncompte, do Cônsul-Geral da República Bolivariana da Venezuela, senhor Edgar Alberto Gonçalves Maren, do Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, do Adido Naval da República Bolivariana da Venezuela, Contra-Almirante Jorge Tarran Rodrigues, dos Oficiais Generais da ESG, do Adido Naval e de Defesa da República do Chile, Capitão de Mar-e-Guerra Alberto Francisco Osório Rajcevich, e demais convidados.

Após o canto do Hino Nacional, o representante da Turma, Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Carlos Wellington Leite de Almeida, fez uso da palavra e destacou o grande esforço realizado para enaltecer a América do Sul e citou as belezas dos países participantes e a oportunidade de convivência durante as nove semanas do Curso. Carlos Wellington agradeceu a todos os integrantes da Escola que se empenharam na conversão das capacidades individuais em uma força coletiva, transformando o CAD-SUL 2016 em uma Coalizão Sul-Americana.

Na sequência, ocorreu a entrega dos diplomas e dos distintivos do Curso. O Brigadeiro Rodrigues Filho efetuou, junto ao Coronel da Força Aérea do Paraguai, José Gregório Cristaldo Garcia, a inauguração da placa da turma "Coalizão Sul-Americana" e foi realizada a leitura da mensagem do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Defesa, Raul Jungmann, aos estagiários do V Curso Avançado de Defesa Sul-Americano.

O Ministro relembrou sua vinda ao Rio de Janeiro, quando ministrou a Aula Inaugural e pode conhecer os estagiários do Curso que, segundo ele mesmo, reúne atualmente especialistas em defesa de toda a América do Sul, civis e militares. Jungmann reiterou o apoio do Ministério da Defesa brasileiro ao CAD-SUL, que tanto contribui para o fortalecimento de laços entre os operadores das políticas e estratégias de defesa.

Ao encerrar a solenidade, o Comandante da ESG, em seu discurso, parabenizou os formandos da Turma Coalizão Sul-Americana e relembrou que, há cinco anos, a Escola possui o privilégio e a responsabilidade de sediar e realizar o Curso Avançado de Defesa Sul-Americano para representantes de cada um dos 12 países-membros da UNASUL.

Sobre o CAD-SUL

O Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-SUL) é destinado a civis e militares que atuam na área de defesa dos países da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), com o objetivo de proporcionar conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de um pensamento sul-americano de defesa, com base na cooperação e integração regionais.