ESG
Escola Superior de Guerra

Encerramento do CEMC 2016

Em 25 de novembro, no Auditório Professor Oliveira Junior, da Escola Superior de Guerra (ESG), foi realizada a solenidade de encerramento e diplomação do Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC-2016).

Presidido pelo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, acompanhado do Subcomandante da ESG e Chefe do Departamento de Estudos, General de Divisão Eduardo Diniz, e do Diretor do CEMC e Assistente da Marinha na ESG, Contra-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, o evento contou com a participação do Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército, General de Brigada Jorge Antonio Smicelato, do Comandante da Quinta Força Aérea, Brigadeiro do Ar Mozart de Oliveira Farias, do Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Leste, General de Brigada Fernando Dias Herzer e demais convidados.

Após o canto do Hino Nacional, o orador da Turma, Tenente-Coronel de Infantaria Luiz Fabiano Mafra Negreiros, ao fazer uso da palavra, destacou o empenho realizado pela ESG no intuito de proporcionar-lhes as melhores condições de aprendizagem, possibilitando aos estagiários reduzir as diferenças existentes e construírem uma cultura organizacional capaz de contemplar as três Forças. Na sequência, ocorreu a entrega dos diplomas, realizada pela mesa de honra, e dos Distintivos do Curso pelos padrinhos e madrinhas. O Brigadeiro Rodrigues Filho e o representante dos estagiários, Coronel Aviador Marco Aurélio de Oliveira, inauguraram da placa da turma "Integração Olímpica".

Ao encerrar a solenidade, o Comandante da ESG parabenizou os formandos e demonstrou seu orgulho ao diplomar os Oficiais Superiores da Marinha do Brasil, do Exercito Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, que tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e serem a primeira turma a concluir o curso com equivalência à pós-graduação lato-sensu. Registrou, ainda, o ineditismo dos estagiários na produção de documentos nos níveis político e estratégico, como a Diretriz Presidencial de Emprego de Defesa e a Diretriz Ministerial de Emprego de Defesa, que foram apresentadas entre outros trabalhos a serem encaminhados ao Ministério da Defesa.

Sobre o CEMC

Desenvolvido na modalidade semipresencial, sendo a primeira fase a distância, o CEMC destina-se a proporcionar conhecimentos aos oficiais superiores das Forças Armadas para o exercício de funções nos Estados-Maiores Conjuntos e para o desempenho de atividades que envolvam o planejamento e o emprego estratégico operacional de forças militares em operações conjuntas ou executadas sob a orientação e supervisão do Ministério da Defesa, bem como a capacitação às atividades de instrutoria.