ESG
Escola Superior de Guerra

Aconteceu na ESG – Dezembro

A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, no mês de dezembro deste ano, uma confraternização para seu efetivo, sediou a comemoração alusiva aos 65 anos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, enviou representante ao Seminário "Macau e o intercâmbio sino-luso-brasileiro" e parabenizou os novos integrantes da Academia Brasileira de Estudos Estratégicos.

A Confraternização da ESG, realizada no dia 1º de dezembro, contou com a presença de todo o efetivo. Na oportunidade, os presentes puderam desfrutar de um agradável momento de descontração e o Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, desejou Boas Festas aos participantes!

No dia 06 de dezembro de 2016, ocorreu, na sede do Centro de Estudos dos Países de Língua Portuguesa (CEPLP), localizada na University of Internacional Business and Economics (UIBE), em Pequim, a oitava edição do Seminário "Macau e o intercâmbio sino-luso-brasileiro". Os Seminários são organizados anualmente pelo Instituto Brasileiro de Estudos de China e Ásia Pacífico (IBECAP), em co-patrocínio com o Instituto Internacional de Macau (IIM). Na ocasião, a ESG foi representada pelo Professor Severino Bezerra Cabral Filho, integrante da Divisão de Assuntos de Geopolítica e Relações Internacionais desta Escola.

Já na noite do dia 07, foi realizada a Sessão Solene em comemoração aos 65 anos de criação da ADESG. A solenidade foi presidida pelo Prof. Gustavo Alberto Trompowsky Heck, acompanhado do Comandante da ESG e do Presidente do Conselho Superior da ADESG – Brigadeiro Helio Gonçalves. Na ocasião, foi concedido o Prêmio Adauto Rocchetto ao Delegado da Adesg Vitória Espírito Santo – Adm. Ricardo Antonio Montoito Bergmann, pelo desempenho de suas atividades durante o ano de 2016. Em suas palavras, o Presidente da ADESG agradeceu ao Brigadeiro Rodrigues Filho pelo apoio recebido em 2016 e entregou ao comandante da ESG a estatueta do aviador. Ao término, os presentes foram brindados com uma apresentação do Ronaldinho do Cavaquinho, e a música do Fuzibossa, do Corpo de Fuzileiros Navais. Prestigiaram a solenidade o Subcomandante da ESG, General de Divisão Eduardo Diniz, autoridades civis, militares, membros da Diretoria da ADESG, Ex-Presidentes da ADESG, Delegados e Representantes de inúmeros Estados e mais de 150 convidados.

Ainda em dezembro, a ESG parabenizou o Professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck, Conferencista Emérito da ESG e Presidente da ADESG e o Professor Doutor Guilherme Sandoval Góes, Chefe da Divisão de Assuntos de Geopolítica e Relações Internacionais da ESG, pela posse na Academia Brasileira de Estudos Estratégicos, ocorrida no Círculo Militar de São Paulo. Junto aos novos acadêmicos, estiveram presentes civis e militares, além de professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).